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- Na Black Friday deste ano, 90% dos consumidores pretendem aproveitar as ofertas, mostra pesquisa da OLX.
- Oportunidade de economizar é o principal atrativo da data. Eletrônicos e aparelhos celulares são os produtos mais buscados
Apesar de não ter surgido no Brasil, a Black Friday já se tornou parte importante do calendário do varejo nacional e atrai a atenção dos consumidores a cada ano, com a possibilidade de conseguir preços reduzidos. Em 2023, 90% dos compradores brasileiros pretendem aproveitar as ofertas, mostrou uma pesquisa realizada pela OLX, obtida em primeira mão pelo E-Investidor.
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Os eletrônicos e aparelhos celulares são os produtos mais buscados pelos consumidores (42%) neste ano, seguidos pelas roupas (23%), eletrodomésticos (16%) e itens para casa (9%).
O valor do ticket médio apurado pelo levantamento revela ainda que os brasileiros estão dispostos a desembolsar quantias altas na Black Friday. Um quarto dos entrevistados disseram que pretendem gastar mais de R$ 1 mil com as compras nessa data, enquanto 24% pretendem gastar entre R$ 300 e R$ 500, 22% de R$ 100 a R$ 300 e apenas 9% não vão ultrapassar a marca dos R$ 100.
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A pesquisa foi realizada entre os dias 09 e 16 de outubro e foi utilizada a base interna MeSeems da plataforma MindMiners. Foram consideradas 500 respostas de indivíduos de todo o Brasil, sendo 52% mulheres e 48% homens.
Os principais atrativos desta data, segundo o estudo da OLX, são:
- A oportunidade de economizar (63%);
- As promoções exclusivas (57%);
- E os descontos mais altos que a média (57%).
Produtos usados
A pesquisa revelou ainda que 61% dos brasileiros estariam dispostos a comprar produtos usados na Black Friday. Nessa categoria de itens de segunda mão, os produtos preferidos pelos consumidores são videogames e computadores (41%), seguidos de eletrodomésticos, com 40% dos votos, e smartphones, com 38%.
“O usado pode sair mais em conta e ter a mesma qualidade que um novo em promoção. É uma oportunidade também para quem quer vender o que não utiliza mais para fazer renda extra, já que o comércio fica mais aquecido e o item pode ser vendido com maior liquidez, e para quem quer substituir o item sem uso por um outro que esteja precisando”, comenta Regina Botter, diretora geral da OLX.
Os preços ainda são o fator determinante para a decisão de aquisição de 78% dos participantes. Quase 60% dos entrevistados destacaram também a importância dos valores dos fretes e da qualidade como fatores decisivos na hora da compra.
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Com relação ao local da compra, 70% dos consumidores disseram preferir lojas online. Além disso, 73% devem usar o cartão de crédito como pagamento. O Pix aparece em segundo lugar, sendo a opção de 62% dos entrevistados. Por fim, o cartão de débito, favorito de 41% da base.