Comportamento

Caso Facebook: Coinbase teme que fiscalização desmotive executivos

Brian Armstrong, CEO da Coinbase, está preocupado que empresários como Mark Zuckerberg desistam de negócios

Caso Facebook: Coinbase teme que fiscalização desmotive executivos
Zuckerberg vende ações da meta pela primeira vez em dois anos após recuperação pós-2022. (Mandel Ngan/ AFP)
  • Duas audiências no Senado na semana passada se concentram no impacto do Facebook sobre os adolescentes e crianças pequenas
  • Os comentários de Armstrong também foram feitos depois de sua empresa enfrentar sua própria fiscalização

(Ben Stupples, WP Bloomberg) – O CEO da Coinbase, Brian Armstrong, disse estar preocupado que os líderes de empresas dos Estados Unidos desistam dos negócios devido ao escrutínio que enfrentam. Os comentários foram feitos horas depois de Mark Zuckerberg vir a público para defender o Facebook de uma série de denúncias.

“Eu realmente me preocupo com o fato de que, conforme as empresas têm mais sucesso, o número de ataques da imprensa, de políticos e de trolls contra os CEOs (e rodadas de depoimentos no Congresso) faça com que o trabalho perca a graça e eles deixem os cargos por exaustão”, disse Armstrong em um fio no Twitter.

Os EUA podem perder alguns de seus melhores talentos com isso, e há alguns paralelos disso com o que está acontecendo aos CEOs de sucesso na China”, afirmou. “Você não é levado para a prisão domiciliar nos EUA, mas essa é a nossa versão disso; de deixar claro para quem se tornou bem-sucedido demais que não é melhor que os outros.”

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

O CEO do Facebook, Zuckerberg, disse em uma mensagem aos funcionários que as alegações de que a empresa coloca o lucro acima da segurança e do bem-estar do usuário não são verdadeiras.

Duas audiências no Senado se concentram no impacto do Facebook sobre os adolescentes e crianças pequenas, incluindo o depoimento de Frances Haugen, a ex-funcionária que afirmou que tanto sua experiência na empresa como uma pesquisa interna mostravam que o Facebook priorizava o lucro ao mesmo tempo em que alimentava a discórdia.

Os comentários de Armstrong também foram feitos depois de sua empresa enfrentar sua própria fiscalização.

Em um fio publicado no Twitter em setembro, ele atacou a Comissão de Valores Mobiliários dos EUA (SEC, na sigla em inglês) depois que a Coinbase – a maior bolsa de criptomoedas dos EUA – recebeu um aviso de que a agência reguladora planejava entrar com uma ação judicial relacionada ao lançamento de um novo produto de empréstimo.

Armstrong também recebeu críticas no ano passado quando anunciou uma medida para acabar com o debate sobre política e ativismo no trabalho depois que funcionários organizaram uma greve por causa do silêncio dele em relação ao movimento Black Lives Matter.

Publicidade

Em suas postagens mais recentes, Armstrong afirmou que todas as empresas deveriam ser fiscalizadas. Mas disse que o melhor caminho para aprimorar as práticas de negócios são o feedback do consumidor e a competição do mercado.

“As pessoas aprovam com a carteira, escolhendo o que comprar”, disse ele. “E a melhor maneira de manter as empresas fraudulentas sob controle é ter novas startups impedindo que elas continuem a funcionar como antes.”

(Tradução de Romina Cácia) 

Informe seu e-mail

Faça com que esse conteúdo ajude mais investidores. Compartilhe com os seus contatos