Comportamento

Pesquisa: Gestores não aceitam abrir mão de retorno em nome do ESG

Levantamento mostra a opinião de investidores profissionais e analistas sobre investimentos ESG

Empresas reconhecidas por suas práticas sustentáveis têm um melhor desempenho na bolsa de valores. (Fonte: Shutterstock/Aggie 11/Reprodução)
  • Os responsáveis pelo levantamento não veem os números aparentemente contraditórios como uma surpresa
  • Ainda de acordo com o levantamento, 79% dos respondentes afirmam que as práticas ESG de uma empresa têm impacto na decisão de investir nela ou não

Os investidores profissionais e analistas consideram que as práticas ESG (ambientais, sociais e de governança, na sigla em inglês) são importantes e que as empresas precisam incorporá-las, mesmo que isso signifique lucrar menos no curto prazo. Entretanto, a maior parte não aceita abrir mão dos retornos de seus investimentos em nome do ESG.

Uma pesquisa da PwC com gestores de ativos e analistas de grandes empresas de investimentos, bancos e corretoras mostra que 75% deles afirmam que as empresas deveriam adotar práticas ESG, mesmo que isso signifique abrir mão da lucratividade de curto prazo. Entretanto, em outra pergunta, 49% responderam que eles mesmos não aceitariam nenhuma redução porcentual no retorno de seus investimentos. Apenas 19% deles aceitariam redução na rentabilidade de 1 ponto porcentual ou mais.

Os responsáveis pelo levantamento não veem os números aparentemente contraditórios como uma surpresa. De acordo com eles, a competitividade dos mercados e seus mandatos de investimento, que não permitem que priorizem questões sociais em vez do retorno financeiro, geram esse descasamento. Além disso, embora tenha de ser considerado ao se investir, o longo prazo (período em que a preocupação ESG traz resultados) é mais incerto e menos objetivo que o curto.

Preencha os campos abaixo para que um especialista da Ágora entre em contato com você e conheça mais de 800 opções de produtos disponíveis.

Ao fornecer meu dados, declaro estar de acordo com a Política de Privacidade do Estadão , com a Política de Privacidade da Ágora e com os Termos de Uso

Obrigado por se cadastrar! Você receberá um contato!

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Ainda de acordo com o levantamento, 79% dos respondentes afirmam que as práticas ESG de uma empresa têm impacto na decisão de investir nela ou não. Quase a metade deles, ou 49%, afirma que pretende retirar recursos de companhias que não tenham ações ESG concretas. O estudo foi realizado com mais de 360 investidores.

Do total, 82% afirmaram que o ESG deve estar diretamente ligado às estratégias de negócio das companhias, e 66% acreditam que o responsável pelas políticas ESG dentro das empresas deve ser um executivo do alto escalão. Ao menos 53% consideram que o presidente executivo deveria ser o responsável.

Entre as práticas mais importantes, 65% dos participantes da pesquisa acreditam que a redução das emissões de carbono deve ser a prioridade, de acordo com a PwC. 44% elegeram a oferta de um ambiente seguro de trabalho, seguida pela maior diversidade e igualdade na força de trabalho (37%).

Para um terço dos investidores, a qualidade das informações sobre ESG divulgadas pelas empresas é suficiente, mas eles consideram que há uma lacuna nos dados, o que dificulta uma avaliação mais assertiva sobre o desempenho das companhias nesse assunto.

A pesquisa da PwC ouviu investidores em todo o mundo, inclusive no Brasil, e foi realizada entre setembro e outubro deste ano.