Comportamento

8 séries com foco em economia e mercado financeiro para ver no feriado

Produções audiovisuais contam histórias reais, como a da fundação da Uber

8 séries com foco em economia e mercado financeiro para ver no feriado
Cena de Super Pumped – A Batalha pela Uber. Foto: ShowTime

Com o feriado prolongado de de Corpus Christi, é possível aproveitar a folga para se reunir com amigos, viajar ou conhecer novos lugares. Há quem prefira, no entanto, ficar em casa para descansar e ver séries.

Aos interessados pelo mundo das finanças não faltam opções, que incluem histórias de empresas de sucesso e estreias recentes, caso da série “Como Ficar Rico”, estrelada por Ramit Seth, autor do best-seller ”I Will Teach You to Be Rich” (Vou te Ensinar a Ser Rico, em tradução livre).

Golpes famosos também não ficam de fora. A história de Elizabeth Holmes, que recentemente foi presa nos Estados Unidos acusada de fraude e conspiração, é contada na série “The Dropout”, protagonizada por Amanda Seyfried.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Para quem quiser aproveitar o feriado para se aprofundar no universo do mercado financeiro, o E-Investidor preparou uma lista com oito séries que estão disponíveis nas principais plataformas de streaming.

Como Ficar Rico (2023)

Na série documental de oito episódios, Ramit Sethi atua como um conselheiro para pessoas de diferentes partes dos Estados Unidos. O objetivo é ensinar a todos como alcançar uma boa saúde financeira a partir do planejamento de gastos em 6 semanas.

Entre os assuntos abordados pela produção, estão questões relacionadas a cartão de crédito, compra de casa, aposentadoria e até marketing multinível, um modelo de negócio no qual o revendedor pode obter o lucro diretamente de suas vendas.

Onde ver: Netflix

Bernie Madoff: O Golpista de Wall Street (2023)

Lançada no começo do ano, a série busca retratar os bastidores do maior esquema de pirâmide financeira da história global. Bernie Madoff foi um investidor de grande prestígio nos Estados Unidos mas acabou sendo condenado a 150 anos de prisão, após sua fraude ser revelada no rastro da crise financeira de 2008.

Publicidade

A produção traz entrevistas com diferentes envolvidos no caso, entre vítimas, ex-funcionários, agentes do governo e investigadores, para mostrar a ascensão e a queda desse nome polêmico do mercado financeiro.

Onde ver: Netflix

GameStop contra Wall Street (2022)

Um grupo de investidores amadores pode ter alguma chance contra os grandes nomes de Wall Street? A série de três episódios, centrada no caso da GameStop, mostra que sim.

No final de 2020, integrantes da comunidade WallStreetBets, do Reddit, promoveram a compra em massa dos papéis da varejista especializada em videogames. A atitude representou um desafio aos chamados short-sellers (investidores que apostam na queda das ações de uma empresa).

A vitória inesperada veio com a alta dos ativos da GameStop, que subiram mais de 1.700% ao longo de janeiro de 2021.

Publicidade

Onde ver: Netflix

Super Pumped – A Batalha pela Uber (2022)

Presente no dia a dia de muitas pessoas, a Uber representou uma nova forma de transporte por motoristas particulares. No entanto, muitos podem não conhecer a história conturbada da empresa.

A série, com os atores Joseph Gordon-Levitt, Uma Thurman e Kyle Chandler, mostra em seis episódios a trajetória da companhia, desde a sua criação até a expansão no mercado. A produção também retrata o relacionamento de Travis Kalanick, fundador da Uber, com seu mentor Bill Gurley, grande empresário do Vale do Silício.

Onde ver: Paramount+

The Dropout (2022)

A jovem Elizabeth Holmes chegou a ser a bilionário mais nova dos Estados Unidos ao fundar a Theranos, empresa que tinha como proposta fornecer exames com resultados precisos com a coleta de poucas gotas de sangue.

Publicidade

Muitos investidores acreditaram na ideia e apoiaram financeiramente o projeto, até que em 2015 um inquérito foi aberto para investigar a tecnologia adotada pela companhia. A executiva foi condenada a 11 anos de prisão por fraude e conspiração.

A série de 8 episódios, que tem Amanda Seyfried interpretando a fundadora da Theranos, é uma boa pedida para quem deseja se aprofundar na história de Holmes, que se entregou às autoridades norte-americanas no final de maio e está presa.

Onde ver: Star+

WeCrashed (2022)

A startup WeWork chegou ao mercado com uma imagem inovadora, que foi vista com bons olhos por muitos empreendedores dos Estados Unidos.

Atuando no ramo dos espaços de coworking, a empresa era apresentada como um negócio disruptivo pelo seu fundador, o excêntrico Adam Neumann, interpretado pelo ator Jared Leto.

Publicidade

Mas logo os resultados da companhia passaram a ser analisados com maior cautela e a marca, antes avaliada em US$ 47 bilhões, chegou a perder US$ 40 bilhões em apenas um ano.

Onde ver: Apple TV+

Sucession (2018)

A trama acompanha a dinâmica da família Roy, dona de um dos maiores conglomerados de mídia do mundo, o fictício Waystar Royco. O patriarca fundador do império é Logan Roy, interpretado pelo ator Brian Cox.

Três de seus quatro filhos – Kendall, Roman e Shiv – travam uma disputa em torno da sucessão do Waystar Royco, onde cada um luta para provar que é a pessoa mais apropriada para seguir com o controle das empresas.

A série, aclamada em premiações como o Emmy, terminou no final de maio, após 4 temporadas.

Publicidade

Onde ver: HBO Max

Billions (2016)

A série é ideal para quem gosta de maratonar produções no streaming, já que conta com 5 temporadas no catálogo brasileiro da Netflix. O foco se concentra no conflito entre o bilionário Bobby Axelrod e o procurador federal Chuck Rhoades, em meio ao universo do mercado financeiro.

Axelrod, envolvido em uma acusação de insider trading, é um gestor de fundo de investimento que nem sempre usa métodos regulares para enriquecer. A série, cuja primeira temporada foi lançada em 2016, baseia-se no caso real do promotor norte-ameircano Preet Bharara, que investigou crimes financeiros.

Onde ver: Netflix