• Logo Estadão
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Assine estadão Cavalo
entrar Avatar
Logo Estadão
Assine
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Direto da Faria Lima
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Direto da Faria Lima
  • Negócios
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
  • Newsletter
  • Guias Gratuitos
  • Colunistas
  • Vídeos
  • Áudios
  • Estadão

Publicidade

Comportamento

Super-ricos recorrem a símbolos de status que não podem ser comprados

Imitações se tornaram um grande mercado ao longo dos anos. Isso mudou o que o 1% mais rico do planeta pensa a respeito de status

Por Emma Burleigh, da Fortune

07/02/2025 | 18:45 Atualização: 07/02/2025 | 18:46

Super-ricos mudaram seus hábitos de compra e estilo de vida. (Foto: Adobe Stock)
Super-ricos mudaram seus hábitos de compra e estilo de vida. (Foto: Adobe Stock)

Ter um Hermès Birkin já foi o teste definitivo para se considerar super-rico: com listas de espera de anos e etiquetas de preços que fazem os olhos saltarem, a bolsa era o símbolo máximo de luxo. Até que o Walmart começou a vender uma versão esteticamente idêntica por US$ 80 em vez de US$ 25.000. Os amantes da moda no TikTok foram rápidos em promover a versão acessível do Birkin do varejista de baixo custo, celebrando que finalmente tinham acesso à bolsa que era exclusiva do 1%. Criadores de conteúdo criticaram aqueles que torcem o nariz para as imitações, dizendo que pessoas não ricas ainda merecem possuir o estilo. Imitações como o Birken do Walmart trouxeram a alta moda para a classe média — foi um passo mais perto de nivelar o campo de jogo.

Leia mais:
  • ‘Super-ricos’ fogem da Bolsa; veja onde eles estão investindo o dinheiro
  • Os investimentos dos super-ricos: pesquisa revela raio-x dos mais endinheirados do mundo
  • Após recorde de quedas mensais do Ifix, veja em quais FIIs investir em fevereiro
Newsletter

Não perca as nossas newsletters!

Selecione a(s) news(s) que deseja receber:

Estou de acordo com a Política de Privacidade do Estadão, com a Política de Privacidade da Ágora e com os Termos de Uso.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

  • ‘Super-ricos’ fogem da Bolsa; veja onde eles estão investindo o dinheiro

“A vergonha de comprar essas coisas se foi”, disse Alice Sherwood, autora de Authenticity: Reclaiming Reality in a Counterfeit Culture (que pode ser traduzido como Autenticidade: Reivindicando a Realidade em uma Cultura de Falsificações), à WIRED. “Os preços de luxo dispararam enquanto o ciclo de tendências acelerou rapidamente. As pessoas não querem mais gastar mais de [milhares] na última bolsa ‘It’ que pode sair de moda em um ano.”

O Birkin do Walmart é apenas um dos muitos knock-offs (imitações) de produtos de luxo inundando o mercado. Nenhum item ou marca está imune à imitação barata — desde tênis Jordan especiais, até as imitações de bolsas vendidas na Canal Street, até produtos de cabelo de alta qualidade.

Outros elementos de um estilo de vida luxuoso também se tornaram mais acessíveis. Parecer “saudável” ou esteticamente agradável — com pele limpa, rosto simétrico e corpo esbelto — tornou-se o novo sinalizador de riqueza. Mas, com o surgimento do Ozempic e procedimentos cosméticos de baixo custo, isso também não está mais fora de alcance para pessoas em diferentes faixas de imposto.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

A classe alta também deu as costas às marcas de luxo nos últimos anos — especialmente os consumidores chineses. Produtos de alta moda estão ficando mais caros, mas esse aumento de custo não correlacionou com um aumento em inovação ou qualidade. E quando a pandemia de COVID-19 atingiu e as carteiras foram apertadas, menos pessoas estavam gastando em coisas que já não eram mais encantadoras.

Agora, os ultra-ricos abandonaram seus antigos padrões de luxo e estão sinalizando seu status de novas maneiras.

A resistência dos super-ricos e novos símbolos de status para o 1%

A classe alta está exibindo seus fundos de maneiras mais criativas que, em alguns casos, não têm nada a ver com gastos ostensivos. Privacidade, atividades de lazer, itens novos e se expressar se tornaram novos pontos de contato da prosperidade. Não se trata de ter dinheiro para comprar um item, trata-se de ter os meios para abandonar a cultura do hustle (trabalhar duro para ganhar muito dinheiro) e sair na frente.

Privacidade e desconexão

Eugene Healey, um consultor de estratégia de marca e criador de conteúdo no TikTok com mais de 115.000 seguidores na plataforma, explorou algumas de suas teorias em um vídeo. Uma delas é que privacidade e estar desconectado da internet se tornarão um símbolo de status.

No vídeo, Healy explicou que, à medida que mais pessoas estão presas em um ciclo de feedback crônico rolando seus dias na internet, é um ato de se desconectar. Quando alguém ainda conhece todos os restaurantes legais e marcas estilosas, mas não os encontrou online, então eles mostram sua proximidade genuína com a riqueza. Eles não precisam procurar pelos melhores bares de coquetéis — eles existem em uma faixa de imposto que já frequenta os lugares da moda.

“Ser cronicamente offline é o novo flex”, disse Healey no vídeo.

Tempo de lazer e atividades

Outro marcador do 1% é ter o luxo de escolher como passar seu tempo livre. A classe alta desfrutando de seu tempo de lazer contrasta fortemente com muitos trabalhadores da classe média que mantêm vários empregos ao mesmo tempo. Healey disse que levar uma existência sem esforço sinaliza que os ricos não têm as típicas restrições financeiras que outros têm — e acadêmicos também estão pesando sobre isso.

Publicidade

Silvia Bellezza, professora associada de negócios na Columbia Business School, descobriu que atividades de lazer podem denotar status. Em seu estudo de 2023, ela disse que há uma conexão entre a busca de tempo livre ativo ou passivo e a expressão de riqueza.

Como alguém escolhe passar suas horas livres está ligado à sua percepção social — e Bellezza descobriu que mesmo nas horas de folga, indivíduos ricos estão “frequentemente usando energia física ou mental para buscar bem-estar, saúde e desenvolvimento pessoal.” Isso pode envolver jogar pickleball em um clube de campo; ler livros de empreendedorismo e autoajuda; assar pão fresco sem conservantes.

Roupas novas e expressivas

Uma das maiores razões pelas quais os ultra-ricos estão resistindo a símbolos de status extravagantes é porque as marcas de alta qualidade estão aquém de suas promessas — o que fez com que clientes de uma só vez se voltassem para novos indicadores físicos.

Cinquenta milhões de consumidores de luxo saíram do mercado entre 2022 e 2024, de acordo com um relatório publicado no ano passado pela Bain & Company. Compradores chineses — uma vez considerados a próxima corte de compradores de luxo — também abandonaram o barco durante o lockdown. Marcas como Dior, Estée Lauder, Louis Vuitton e Burberry sofreram um grande golpe à medida que os clientes se cansaram de itens caros que acharam sem inspiração.

  • Onde os super-ricos investem? Pesquisa dá raio-x dos mais endinheirados do mundo

“Desde 2019, houve um aumento de preço alto em todo o luxo sem um aumento correspondente em inovação, serviço, qualidade ou apelo que uma marca de luxo deveria fornecer”, disse Marie Driscoll, uma analista de ações focada em varejo de luxo, à Fortune. “Este ano [2024], isso realmente atingiu os consumidores, e sentimos o impacto total.”

Por causa disso, Bellezza previu que itens de vestuário novos que refletem a autoexpressão do comprador ou valores de sustentabilidade serão os novos itens “it”. Comprar uma bolsa Prada ou saltos Jimmy Choo não diz nada pessoal sobre o consumidor. E como as imitações são tão acessíveis e a roupa se tornou sem inspiração, sinalizar o eu será a próxima fronteira.

Publicidade

Burberry respondeu a essa tendência com um hub (conjunto) de personalização focado em monogramas de itens de luxo com as iniciais dos clientes, enquanto Louis Vuitton recentemente se inclinou para estilos mais coloridos do que seu clássico visual de couro marrom.

Parecer rico é mais acessível do que nunca

Acabaram-se os dias de sonhar acordado em frente às vitrines da Saks Fifth Avenue. Até os consumidores da classe média agora podem roubar os looks por menos.

Imitações se tornaram um grande mercado ao longo dos anos. Muitos varejistas de moda rápida reconheceram o apetite insaciável da classe média por itens de vestuário usados pelos abastados, e a indústria se tornou os Jogos Vorazes por quem poderia lançar imitações mais rapidamente. Essa demanda por moda de baixo preço coincidiu com um aumento no consumismo e na mentalidade de “comprar agora”. As pessoas veem um item e o querem imediatamente; amando algo que sua celebridade favorita usou, eles compram uma versão imitação barata dele na hora.

Após o aumento das imitações acessíveis, os ultra-ricos então se moveram para um novo padrão de riqueza: saúde e beleza estética. Seja investindo em aulas de Pilates de US$ 40, gotas intravenosas em casa, preenchimento labial, produtos orgânicos ou medicamentos para perda de peso, celebridades e o 1% divulgaram todas as maneiras pelas quais estavam revertendo o relógio biológico.

Ser magro sinalizava que alguém tinha mais “autocontrole”, ou tinha acesso a alimentos saudáveis e associações a academias boutique. Parecer jovem era outro sinalizador — mas então a classe média se apossou de lifting facial e Wegovy. A demanda aumentada, a concorrência e a cobertura de seguro expandida reduziram os preços; o preço líquido do Ozempic nos EUA caiu 40% entre 2024 e 2017, quando foi introduzido pela primeira vez no mercado americano.

Publicidade

Os símbolos de status de super-ricos do 1% geralmente giravam em torno da aparência. Mas, com a democratização da beleza, cuidados com a pele, melhorias cosméticas e moda, novos emblemas de sucesso são um pouco mais comportamentais. E à medida que as marcas de luxo falharam em manter a atenção de seus clientes, mais estão se voltando para alternativas abstratas.

Esta história foi originalmente apresentada na Fortune.com

c.2024 Fortune Media IP Limited Distribuído por The New York Times Licensing Group

  • Este conteúdo foi traduzido com o auxílio de ferramentas de Inteligência Artificial e revisado por nossa equipe editorial. Saiba mais em nossa Política de IA.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Compartilhe:
  • Link copiado
O que este conteúdo fez por você?

Informe seu e-mail

Tudo Sobre
  • Investimentos
  • super-ricos
Cotações
13/12/2025 15h30 (delay 15min)
Câmbio
13/12/2025 15h30 (delay 15min)

Publicidade

Mais lidas

  • 1

    14 instituições de previdência aplicaram em fundo imobiliário do Master que já perdeu 70% de valor de mercado

  • 2

    Copom segura Selic a 15%: onde investir agora e como se preparar para o possível corte de juros em 2026

  • 3

    13º salário 2025: segunda parcela cai até dia 19; veja quanto você vai receber na calculadora do E-Investidor

  • 4

    Fundo de pensão que investiu R$ 50 milhões em FII do Master e desvalorizou 78% se posiciona sobre o caso

  • 5

    MP do agro promete alívio ao Banco do Brasil; será o início da virada em 2026?

Publicidade

Webstories

Veja mais
Imagem principal sobre o Como solicitar a aposentadoria por incapacidade permanente pelo Meu INSS
Logo E-Investidor
Como solicitar a aposentadoria por incapacidade permanente pelo Meu INSS
Imagem principal sobre o Mega da Virada 2025: este foi o estado com mais vencedores da história
Logo E-Investidor
Mega da Virada 2025: este foi o estado com mais vencedores da história
Imagem principal sobre o Lotofácil 3561: PRÊMIO DE R$ 1,8 MILHÃO HOJE (12); veja novo horário
Logo E-Investidor
Lotofácil 3561: PRÊMIO DE R$ 1,8 MILHÃO HOJE (12); veja novo horário
Imagem principal sobre o Mega da Virada 2025: o que é um bolão?
Logo E-Investidor
Mega da Virada 2025: o que é um bolão?
Imagem principal sobre o Cidades de Minas Gerais recebem mutirões do INSS neste final de semana; entenda
Logo E-Investidor
Cidades de Minas Gerais recebem mutirões do INSS neste final de semana; entenda
Imagem principal sobre o Aposentadoria por incapacidade permanente: como funciona a avaliação médica?
Logo E-Investidor
Aposentadoria por incapacidade permanente: como funciona a avaliação médica?
Imagem principal sobre o Quem não pode voltar à sua função no trabalho é aposentado automaticamente?
Logo E-Investidor
Quem não pode voltar à sua função no trabalho é aposentado automaticamente?
Imagem principal sobre o Mega da Virada 2025: veja os estados que tiveram mais ganhadores
Logo E-Investidor
Mega da Virada 2025: veja os estados que tiveram mais ganhadores
Últimas: Comportamento
Réveillon 2026: as festas de Ano Novo mais caras do Brasil; saiba quanto custa entrar no circuito da virada ‘premium’
Comportamento
Réveillon 2026: as festas de Ano Novo mais caras do Brasil; saiba quanto custa entrar no circuito da virada ‘premium’

Do glamour clássico do Copacabana Palace às 'villas' de seis dígitos na Bahia, a virada ganha escala de luxo e mostra até onde vão os gastos no Ano Novo no país

13/12/2025 | 07h30 | Por Igor Markevich
Diante de uma vasta onda de liquidez, S&P 500 se prepara para surfar rumo a um novo recorde histórico
Comportamento
Diante de uma vasta onda de liquidez, S&P 500 se prepara para surfar rumo a um novo recorde histórico

Corte de juros à vista, estímulos fiscais e compras do Fed criam um mar de dinheiro que reacende o apetite por risco em Wall Street

10/12/2025 | 17h39 | Por Jim Edwards, da Fortune
Mega da Virada pode chegar a R$ 1 bilhão: entenda a regra que turbina o prêmio de 2025
Comportamento
Mega da Virada pode chegar a R$ 1 bilhão: entenda a regra que turbina o prêmio de 2025

Com arrecadação crescente, Mega da Virada se prepara para entregar o maior prêmio da história das loterias brasileiras

09/12/2025 | 18h45 | Por Igor Markevich
O investidor Michael Burry, de “A Grande Aposta”, considera as ações da Tesla “ridiculamente supervalorizadas” e alerta sobre o plano de remuneração de Musk
Comportamento
O investidor Michael Burry, de “A Grande Aposta”, considera as ações da Tesla “ridiculamente supervalorizadas” e alerta sobre o plano de remuneração de Musk

O investidor alerta para diluição acelerada dos acionistas e afirma que o megaplano de pagamento do homem mais rico do mundo pode ampliar os riscos para a empresa

09/12/2025 | 17h52 | Por E-Investidor

X

Publicidade

Logo E-Investidor
Newsletters
  • Logo do facebook
  • Logo do instagram
  • Logo do youtube
  • Logo do linkedin
Notícias
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Negócios
  • Materias gratuitos
E-Investidor
  • Expediente
  • Fale com a redação
  • Termos de uso
Institucional
  • Estadão
  • Ágora Investimentos
Newsletters Materias gratuitos
Estadão
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

INSTITUCIONAL

  • Código de ética
  • Politica anticorrupção
  • Curso de jornalismo
  • Demonstrações Contábeis
  • Termo de uso

ATENDIMENTO

  • Correções
  • Portal do assinante
  • Fale conosco
  • Trabalhe conosco
Assine Estadão Newsletters
  • Paladar
  • Jornal do Carro
  • Recomenda
  • Imóveis
  • Mobilidade
  • Estradão
  • BlueStudio
  • Estadão R.I.

Copyright © 1995 - 2025 Grupo Estado

notification icon

Invista em informação

As notícias mais importantes sobre mercado, investimentos e finanças pessoais direto no seu navegador