• Logo Estadão
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Assine estadão Cavalo
entrar Avatar
Logo Estadão
Assine
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Direto da Faria Lima
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Direto da Faria Lima
  • Negócios
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
  • Newsletter
  • Guias Gratuitos
  • Colunistas
  • Vídeos
  • Áudios
  • Estadão

Publicidade

Comportamento

Super-ricos recorrem a símbolos de status que não podem ser comprados

Imitações se tornaram um grande mercado ao longo dos anos. Isso mudou o que o 1% mais rico do planeta pensa a respeito de status

Por Emma Burleigh, da Fortune

07/02/2025 | 18:45 Atualização: 07/02/2025 | 18:46

Super-ricos mudaram seus hábitos de compra e estilo de vida. (Foto: Adobe Stock)
Super-ricos mudaram seus hábitos de compra e estilo de vida. (Foto: Adobe Stock)

Ter um Hermès Birkin já foi o teste definitivo para se considerar super-rico: com listas de espera de anos e etiquetas de preços que fazem os olhos saltarem, a bolsa era o símbolo máximo de luxo. Até que o Walmart começou a vender uma versão esteticamente idêntica por US$ 80 em vez de US$ 25.000. Os amantes da moda no TikTok foram rápidos em promover a versão acessível do Birkin do varejista de baixo custo, celebrando que finalmente tinham acesso à bolsa que era exclusiva do 1%. Criadores de conteúdo criticaram aqueles que torcem o nariz para as imitações, dizendo que pessoas não ricas ainda merecem possuir o estilo. Imitações como o Birken do Walmart trouxeram a alta moda para a classe média — foi um passo mais perto de nivelar o campo de jogo.

Leia mais:
  • ‘Super-ricos’ fogem da Bolsa; veja onde eles estão investindo o dinheiro
  • Os investimentos dos super-ricos: pesquisa revela raio-x dos mais endinheirados do mundo
  • Após recorde de quedas mensais do Ifix, veja em quais FIIs investir em fevereiro
Imagem de background da newsletter Imagem de background da newsletter no mobile
News E-Investidor

Assine a nossa newsletters e receba notícias sobre economia, negócios e finanças direto em seu e-mail

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

  • ‘Super-ricos’ fogem da Bolsa; veja onde eles estão investindo o dinheiro

“A vergonha de comprar essas coisas se foi”, disse Alice Sherwood, autora de Authenticity: Reclaiming Reality in a Counterfeit Culture (que pode ser traduzido como Autenticidade: Reivindicando a Realidade em uma Cultura de Falsificações), à WIRED. “Os preços de luxo dispararam enquanto o ciclo de tendências acelerou rapidamente. As pessoas não querem mais gastar mais de [milhares] na última bolsa ‘It’ que pode sair de moda em um ano.”

O Birkin do Walmart é apenas um dos muitos knock-offs (imitações) de produtos de luxo inundando o mercado. Nenhum item ou marca está imune à imitação barata — desde tênis Jordan especiais, até as imitações de bolsas vendidas na Canal Street, até produtos de cabelo de alta qualidade.

Outros elementos de um estilo de vida luxuoso também se tornaram mais acessíveis. Parecer “saudável” ou esteticamente agradável — com pele limpa, rosto simétrico e corpo esbelto — tornou-se o novo sinalizador de riqueza. Mas, com o surgimento do Ozempic e procedimentos cosméticos de baixo custo, isso também não está mais fora de alcance para pessoas em diferentes faixas de imposto.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

A classe alta também deu as costas às marcas de luxo nos últimos anos — especialmente os consumidores chineses. Produtos de alta moda estão ficando mais caros, mas esse aumento de custo não correlacionou com um aumento em inovação ou qualidade. E quando a pandemia de COVID-19 atingiu e as carteiras foram apertadas, menos pessoas estavam gastando em coisas que já não eram mais encantadoras.

Agora, os ultra-ricos abandonaram seus antigos padrões de luxo e estão sinalizando seu status de novas maneiras.

A resistência dos super-ricos e novos símbolos de status para o 1%

A classe alta está exibindo seus fundos de maneiras mais criativas que, em alguns casos, não têm nada a ver com gastos ostensivos. Privacidade, atividades de lazer, itens novos e se expressar se tornaram novos pontos de contato da prosperidade. Não se trata de ter dinheiro para comprar um item, trata-se de ter os meios para abandonar a cultura do hustle (trabalhar duro para ganhar muito dinheiro) e sair na frente.

Privacidade e desconexão

Eugene Healey, um consultor de estratégia de marca e criador de conteúdo no TikTok com mais de 115.000 seguidores na plataforma, explorou algumas de suas teorias em um vídeo. Uma delas é que privacidade e estar desconectado da internet se tornarão um símbolo de status.

No vídeo, Healy explicou que, à medida que mais pessoas estão presas em um ciclo de feedback crônico rolando seus dias na internet, é um ato de se desconectar. Quando alguém ainda conhece todos os restaurantes legais e marcas estilosas, mas não os encontrou online, então eles mostram sua proximidade genuína com a riqueza. Eles não precisam procurar pelos melhores bares de coquetéis — eles existem em uma faixa de imposto que já frequenta os lugares da moda.

“Ser cronicamente offline é o novo flex”, disse Healey no vídeo.

Tempo de lazer e atividades

Outro marcador do 1% é ter o luxo de escolher como passar seu tempo livre. A classe alta desfrutando de seu tempo de lazer contrasta fortemente com muitos trabalhadores da classe média que mantêm vários empregos ao mesmo tempo. Healey disse que levar uma existência sem esforço sinaliza que os ricos não têm as típicas restrições financeiras que outros têm — e acadêmicos também estão pesando sobre isso.

Publicidade

Silvia Bellezza, professora associada de negócios na Columbia Business School, descobriu que atividades de lazer podem denotar status. Em seu estudo de 2023, ela disse que há uma conexão entre a busca de tempo livre ativo ou passivo e a expressão de riqueza.

Como alguém escolhe passar suas horas livres está ligado à sua percepção social — e Bellezza descobriu que mesmo nas horas de folga, indivíduos ricos estão “frequentemente usando energia física ou mental para buscar bem-estar, saúde e desenvolvimento pessoal.” Isso pode envolver jogar pickleball em um clube de campo; ler livros de empreendedorismo e autoajuda; assar pão fresco sem conservantes.

Roupas novas e expressivas

Uma das maiores razões pelas quais os ultra-ricos estão resistindo a símbolos de status extravagantes é porque as marcas de alta qualidade estão aquém de suas promessas — o que fez com que clientes de uma só vez se voltassem para novos indicadores físicos.

Cinquenta milhões de consumidores de luxo saíram do mercado entre 2022 e 2024, de acordo com um relatório publicado no ano passado pela Bain & Company. Compradores chineses — uma vez considerados a próxima corte de compradores de luxo — também abandonaram o barco durante o lockdown. Marcas como Dior, Estée Lauder, Louis Vuitton e Burberry sofreram um grande golpe à medida que os clientes se cansaram de itens caros que acharam sem inspiração.

  • Onde os super-ricos investem? Pesquisa dá raio-x dos mais endinheirados do mundo

“Desde 2019, houve um aumento de preço alto em todo o luxo sem um aumento correspondente em inovação, serviço, qualidade ou apelo que uma marca de luxo deveria fornecer”, disse Marie Driscoll, uma analista de ações focada em varejo de luxo, à Fortune. “Este ano [2024], isso realmente atingiu os consumidores, e sentimos o impacto total.”

Por causa disso, Bellezza previu que itens de vestuário novos que refletem a autoexpressão do comprador ou valores de sustentabilidade serão os novos itens “it”. Comprar uma bolsa Prada ou saltos Jimmy Choo não diz nada pessoal sobre o consumidor. E como as imitações são tão acessíveis e a roupa se tornou sem inspiração, sinalizar o eu será a próxima fronteira.

Publicidade

Burberry respondeu a essa tendência com um hub (conjunto) de personalização focado em monogramas de itens de luxo com as iniciais dos clientes, enquanto Louis Vuitton recentemente se inclinou para estilos mais coloridos do que seu clássico visual de couro marrom.

Parecer rico é mais acessível do que nunca

Acabaram-se os dias de sonhar acordado em frente às vitrines da Saks Fifth Avenue. Até os consumidores da classe média agora podem roubar os looks por menos.

Imitações se tornaram um grande mercado ao longo dos anos. Muitos varejistas de moda rápida reconheceram o apetite insaciável da classe média por itens de vestuário usados pelos abastados, e a indústria se tornou os Jogos Vorazes por quem poderia lançar imitações mais rapidamente. Essa demanda por moda de baixo preço coincidiu com um aumento no consumismo e na mentalidade de “comprar agora”. As pessoas veem um item e o querem imediatamente; amando algo que sua celebridade favorita usou, eles compram uma versão imitação barata dele na hora.

Após o aumento das imitações acessíveis, os ultra-ricos então se moveram para um novo padrão de riqueza: saúde e beleza estética. Seja investindo em aulas de Pilates de US$ 40, gotas intravenosas em casa, preenchimento labial, produtos orgânicos ou medicamentos para perda de peso, celebridades e o 1% divulgaram todas as maneiras pelas quais estavam revertendo o relógio biológico.

Ser magro sinalizava que alguém tinha mais “autocontrole”, ou tinha acesso a alimentos saudáveis e associações a academias boutique. Parecer jovem era outro sinalizador — mas então a classe média se apossou de lifting facial e Wegovy. A demanda aumentada, a concorrência e a cobertura de seguro expandida reduziram os preços; o preço líquido do Ozempic nos EUA caiu 40% entre 2024 e 2017, quando foi introduzido pela primeira vez no mercado americano.

Publicidade

Os símbolos de status de super-ricos do 1% geralmente giravam em torno da aparência. Mas, com a democratização da beleza, cuidados com a pele, melhorias cosméticas e moda, novos emblemas de sucesso são um pouco mais comportamentais. E à medida que as marcas de luxo falharam em manter a atenção de seus clientes, mais estão se voltando para alternativas abstratas.

Esta história foi originalmente apresentada na Fortune.com

c.2024 Fortune Media IP Limited Distribuído por The New York Times Licensing Group

  • Este conteúdo foi traduzido com o auxílio de ferramentas de Inteligência Artificial e revisado por nossa equipe editorial. Saiba mais em nossa Política de IA.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Compartilhe:
  • Link copiado
O que este conteúdo fez por você?

Informe seu e-mail

Tudo Sobre
  • Investimentos
  • super-ricos
Cotações
16/08/2025 2h50 (delay 15min)
Câmbio
16/08/2025 2h50 (delay 15min)

Publicidade

Mais lidas

  • 1

    Inadimplência nas alturas afeta bancos, fundos e investidores na Bolsa; BB despenca com calotes no agro

  • 2

    Os 12 melhores cartões de crédito de 2025 com milhas, cashback e anuidade zero

  • 3

    Golpe do “Pix errado”: veja como funciona e como não ser enganado

  • 4

    Imposto de Renda 2025: é possível saber em qual lote vou receber a restituição? Saiba como

  • 5

    Imposto de Renda 2025: a partir de qual valor é preciso declarar?

Webstories

Veja mais
Imagem principal sobre o Mais de R$ 1 bi foi devolvido a aposentados e pensionistas; veja até quando contestar
Logo E-Investidor
Mais de R$ 1 bi foi devolvido a aposentados e pensionistas; veja até quando contestar
Imagem principal sobre o 76 profissões conquistam novo salário mínimo em SP; veja se você está entre elas
Logo E-Investidor
76 profissões conquistam novo salário mínimo em SP; veja se você está entre elas
Imagem principal sobre o Abono de permanência: o que é, como funciona e quem tem direito?
Logo E-Investidor
Abono de permanência: o que é, como funciona e quem tem direito?
Imagem principal sobre o Receita alerta MEIs sobre novo golpe financeiro; veja como se proteger
Logo E-Investidor
Receita alerta MEIs sobre novo golpe financeiro; veja como se proteger
Imagem principal sobre o Quem pode herdar meus bens? Veja quais parentes têm direito à herança
Logo E-Investidor
Quem pode herdar meus bens? Veja quais parentes têm direito à herança
Imagem principal sobre o Essa estratégia pode deixar seu Ano Novo de 2026 mais barato e organizado
Logo E-Investidor
Essa estratégia pode deixar seu Ano Novo de 2026 mais barato e organizado
Imagem principal sobre o Estes 3 hábitos comuns podem estar fazendo você gastar mais com combustível
Logo E-Investidor
Estes 3 hábitos comuns podem estar fazendo você gastar mais com combustível
Imagem principal sobre o Recebe BPC? Veja as novidades nas regras de reavaliação para pessoas com deficiência
Logo E-Investidor
Recebe BPC? Veja as novidades nas regras de reavaliação para pessoas com deficiência
Últimas: Comportamento
Moedas mais negociadas em julho: procura do brasileiro por viagem barata e neve coloca surpresa em ranking
Comportamento
Moedas mais negociadas em julho: procura do brasileiro por viagem barata e neve coloca surpresa em ranking

Dólar, no entanto, segue na liderança pelo 10º mês consecutivo, na frente de euro e libra esterlina

14/08/2025 | 13h09 | Por Manuela Miniguini
Esta é a carta que Warren Buffett enviou aos seus gerentes por mais de 25 anos: “Podemos nos dar ao luxo de perder dinheiro, mas não a reputação”
Comportamento
Esta é a carta que Warren Buffett enviou aos seus gerentes por mais de 25 anos: “Podemos nos dar ao luxo de perder dinheiro, mas não a reputação”

Texto circula nas redes sociais, meses antes da aposentadoria do magnata do comando da empresa de US$ 1 trilhão, a Berkshire Hathaway

09/08/2025 | 07h40 | Por Jessica Coacci, da Fortune
Dia dos Pais: 49% dos brasileiros querem dar presente, mas promoções decidem compra; veja quanto vão gastar em 2025
Comportamento
Dia dos Pais: 49% dos brasileiros querem dar presente, mas promoções decidem compra; veja quanto vão gastar em 2025

Intenção de compra é maior no Nordeste, enquanto no Sudeste os gastos devem ser os maiores, diz pesquisa

02/08/2025 | 04h55 | Por Raphael Leites
“Jamais imaginaria isso quando escrevi o livro”; veja o que autor de ‘Psicologia Financeira’ diz sobre criptomoedas
Comportamento
“Jamais imaginaria isso quando escrevi o livro”; veja o que autor de ‘Psicologia Financeira’ diz sobre criptomoedas

Morgan Housel diz que mercado de ativos digitais ilustra perfeitamente o conceito central de seu best-seller; confira

30/07/2025 | 15h55 | Por Igor Markevich
Ver mais

Publicidade

Logo E-Investidor
Newsletters
  • Logo do facebook
  • Logo do instagram
  • Logo do youtube
  • Logo do linkedin
Notícias
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Negócios
  • Materias gratuitos
E-Investidor
  • Expediente
  • Fale com a redação
  • Termos de uso
Institucional
  • Estadão
  • Ágora Investimentos
Newsletters Materias gratuitos
Estadão
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

INSTITUCIONAL

  • Código de ética
  • Politica anticorrupção
  • Curso de jornalismo
  • Demonstrações Contábeis
  • Termo de uso

ATENDIMENTO

  • Correções
  • Portal do assinante
  • Fale conosco
  • Trabalhe conosco
Assine Estadão Newsletters
  • Paladar
  • Jornal do Carro
  • Recomenda
  • Imóveis
  • Mobilidade
  • Estradão
  • BlueStudio
  • Estadão R.I.

Copyright © 1995 - 2025 Grupo Estado

Logo do 'News E-Investidor'

Ao fornecer meu dados, declaro estar de acordo com a Política de Privacidade do Estadão e com os Termos de Uso.

Obrigado por se inscrever! A partir de agora você receberáas melhores notícias em seu e-mail!
notification icon

Invista em informação

As notícias mais importantes sobre mercado, investimentos e finanças pessoais direto no seu navegador