

Publicidade
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
A crise diplomática entre o Brasil e os Estados Unidos, somado ao risco fiscal, reduziu significativamente o apetite dos investidores brasileiros por ativos da bolsa de valores. Uma pesquisa com assessores de investimento filiados à XP, divulgado nesta semana, mostrou que a intenção de aumentar posições em ações caiu de 34% em julho para 21% em agosto.
A queda é acompanhada pelo aumento do desejo dos investidores em reduzir o seu nível de exposição em renda variável. Em um mês, a parcela de clientes com esse objetivo subiu 9 pontos percentuais, alcançando a marca de 16%.
A maioria dos assessores indicou que o recente contexto de alterações nas relações comerciais entre Brasil e EUA causou um aumento no posicionamento defensivo, informou a pesquisa.
Já o receio com a política fiscal sofreu um queda de 6 p.p, mas ainda continua relevante: 41% dos assessores responderam que seus clientes estão preocupados com a situação das contas públicas, segundo a XP. As preocupações com a instabilidade política e o riscos geopolíticos, por sua vez, subiram 6 p.p e 8 p.p, alcançando a marca de 28% e 12%, respectivamente.
A combinação desses eventos obrigou os investidores a adotar uma postura mais defensiva e aproveitar as oportunidades de investimento com a taxa de juros de 15% ao ano. Segundo a Pesquisa da XP, 77% dos entrevistados indicaram que seus clientes têm interesse por renda fixa. Na pesquisa anterior, o resultado era 73%.
A pesquisa também identificou um aumento pelo interesse dos investidores em internacionalizar o portfólio que subiu de 42% para 48% entre os meses de julho e agosto. ETFs (Exchange Traded Fund, fundo atrelado a uma carteira de ativos que busca um retorno semelhante a um índice de referência) e bonds (títulos de renda fixa dos EUA) são os dois investimentos internacionais mais procuradores pelos clientes dos assessores. Logo depois, aparecem ações internacionais, fundos internacionais e dólar.
Invista em informação
As notícias mais importantes sobre mercado, investimentos e finanças pessoais direto no seu navegador