Em post na rede social Truth, o presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, mandou um recado para os países Brics. Disse que os EUA não ficarão parados diante da ideia dos Brics de tentar substituir o dólar.
Leia também
“Exigimos compromisso desses países de que não criarão uma nova moeda Brics, nem apoiarão nenhuma outra moeda para substituir o poderoso dólar americano ou enfrentarão tarifas de 100% e devem esperar dizer adeus à venda para a maravilhosa economia dos EUA. Eles podem encontrar outro otário!”, escreveu Trump, ressaltando que “não há chance de que os Brics substituam o dólar americano no comércio internacional, e qualquer país que tente deve dizer adeus à América.”
A declaração aconteceu depois de uma cúpula do Brics em Kazan, na Rússia, onde os países-membros do grupo discutiram como impulsionar transações em outras divisas diferentes do dólar americano e fortalecer as moedas locais.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Vale lembrar que a adoção de uma moeda de referência diferente do dólar por parte dos Brics é defendida pelo presidente Luiz Inácio Lila da Silva e deverá ser uma das principais bandeiras do País, que presidirá o bloco formado por Rússia, China, Índia, África do Sul, Irã, Arábia Saudita, Egito, Etiópia e Emirados Árabes Unidos a partir de 2025. No ano passado, em reunião do bloco, Lula afirmou que o grupo tem estudado a implantação da proposta.
“O que nós queremos é criar uma moeda que permita que a gente faça negócios sem precisar usar o dólar. Não houve nenhum fórum no mundo que decidiu que o dólar era moeda referência para os negócios. Simplesmente acabaram com o ouro, entrou o dólar e ficou. Nós resolvemos criar uma moeda porque isso facilita a vida das pessoas”, afirmou o presidente Lula na época.
Leia também:
BRICS: a dificuldade de equilibrar interesses financeiros e geopolíticos nos países do bloco
*Com informações do Broadcast.
Publicidade