• Logo Estadão
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Assine estadão Cavalo
entrar Avatar
Logo Estadão
Assine
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Direto da Faria Lima
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Direto da Faria Lima
  • Negócios
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
  • Newsletter
  • Guias Gratuitos
  • Colunistas
  • Vídeos
  • Áudios
  • Estadão

Publicidade

Comportamento

Usuários isolados e entediados são uma vitória para o Facebook

Paralisação forma hábitos que beneficiam plataformas digitais

Por E-Investidor

27/03/2020 | 9:36 Atualização: 08/12/2023 | 17:37

Logo do Facebook (REUTERS/Dado Ruvic/Illustration)
Logo do Facebook (REUTERS/Dado Ruvic/Illustration)

(Alex Webb, Bloomberg/ Washington Post) – A tensão entre as indústrias de mídia e tecnologia tem se caracterizado pela luta pela atenção do usuário. Quanto maior a atenção, maiores as oportunidades de vender novos produtos e serviços. Os gigantes da publicidade digital, Google e Facebook, transformaram isso em um negócio de US$ 200 bilhões/ano. Agora que milhões de pessoas estão presas em casa tentando se manter isoladas do coronavírus, há uma grande oportunidade para prender a atenção delas.

Leia mais:
  • Como o coronavírus travou uma das maiores fintechs do Vale do Silício
  • Home office valoriza Zoom, mas investidores compram ações erradas
Newsletter

Não perca as nossas newsletters!

Selecione a(s) news(s) que deseja receber:

Estou de acordo com a Política de Privacidade do Estadão, com a Política de Privacidade da Ágora e com os Termos de Uso.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

O principal vetor do Facebook para manter a atenção dos usuários é conectá-los a outras pessoas, em uma era em que o auto-isolamento e as conexões digitais se tornaram um estilo de vida. O problema é que quando uma marca enfrenta uma crise, o primeiro orçamento cortado é o de publicidade. 

As redes de tevê já estão sentindo o impacto: a Comcast Inc., proprietária da NBA, já alertou para os efeitos negativos nos negócios enquanto a britânica ITV Plc. abandonou as projeções de receita e dividendos para 2020. O Twitter Inc. também reduzia suas perspectivas de lucro para o primeiro trimestre.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Portanto, o anúncio do Facebook, na terça-feira, 24, de que seus negócios estavam sendo “afetados adversamente” por causa de um “enfraquecimento nos negócios de publicidade” não deveria ter sido uma grande surpresa. Significativamente, no entanto, a empresa com sede em Menlo Park, Califórnia, parou de alterar sua orientação (reconhecidamente bastante vaga) existente no primeiro trimestre, que antecipa o crescimento da receita que “desacelerará em pontos percentuais de dígito baixo a médio de um dígito” em comparação com o final de 2019. 

Para as empresas do Vale do Silício, as dificuldades são relativas. Claro, eles podem estar sofrendo algumas dificuldades, mas seus problemas não são tão graves quanto os da indústria da TV – o mercado publicitário em geral ainda se expandirá este ano. Os analistas do banco de investimentos Cowen & Co. ainda esperam que o mercado de anúncios nos EUA cresça 7%, embora abaixo de uma estimativa anterior de 11%. Se anos anteriores servirem de guia, o Facebook e o Google acumularão a maior parte desse crescimento.

As paralisações também parecem estar formando novos hábitos que beneficiam as plataformas de mídia social. Mais tempo em casa parece significar mais tempo na frente de uma tela. Eu publiquei mais no Instagram na semana passada do que nos dois meses anteriores. 

O próprio Facebook revelou um salto significativo no engajamento: 50% mais mensagens nos países mais afetados pelo vírus; duplicação de chamadas de voz e vídeo no WhatsApp e Messenger; na Itália, as pessoas gastam 70% mais tempo nos produtos do Facebook. As pessoas parecem estar deixando de lado as preocupações justificáveis ​​sobre as práticas de dados da empresa, que reduziram o engajamento nos últimos trimestres. 

Publicidade

Esforços para garantir que mensagens precisas de governos e autoridades de saúde garantam uma colocação de destaque em suas plataformas podem estar protegendo o Facebook com uma verdadeira boa vontade. Se apenas uma fração das novas tendências de engajamento for sustentada além da crise, alguns quartos do crescimento mais lento da publicidade não serão uma preocupação do CEO Mark Zuckerberg – é improvável que ele precise tocar os US$ 44 bilhões da empresa posição líquida de caixa.

Ele conseguiu aumentar consistentemente a receita média por usuário porque o Facebook tem um poder significativo para aumentar o custo dos anúncios, assim como o Google. No momento em que o mercado publicitário voltar – e certamente voltará, seja em três, nove ou 12 meses – ele poderia se encontrar com usuários mais ativos. Usuários mais ativos significarão mais atenção. E, finalmente, isso significa mais dinheiro.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Compartilhe:
  • Link copiado
O que este conteúdo fez por você?

Informe seu e-mail

Cotações
14/12/2025 14h05 (delay 15min)
Câmbio
14/12/2025 14h05 (delay 15min)

Publicidade

Mais lidas

  • 1

    Os melhores cartões de crédito para viagens internacionais: compare custos e vantagens de mais de 80 opções

  • 2

    MP do agro promete alívio ao Banco do Brasil; será o início da virada em 2026?

  • 3

    Fundo de pensão que investiu R$ 50 milhões em FII do Master e desvalorizou 78% se posiciona sobre o caso

  • 4

    13º salário 2025: segunda parcela cai até dia 19; veja quanto você vai receber na calculadora do E-Investidor

  • 5

    Ibovespa hoje: Hapvida (HAPV3) lidera altas e Vivara (VIVA3) sobe com troca de CEO; Cosan (CSAN3) cai 2%

Publicidade

Webstories

Veja mais
Imagem principal sobre o Nota fiscal de 2026: quais são as obrigações fiscais?
Logo E-Investidor
Nota fiscal de 2026: quais são as obrigações fiscais?
Imagem principal sobre o Mega da Virada 2025: quantos vencedores foram de SP?
Logo E-Investidor
Mega da Virada 2025: quantos vencedores foram de SP?
Imagem principal sobre o Como solicitar a aposentadoria por incapacidade permanente pelo Meu INSS
Logo E-Investidor
Como solicitar a aposentadoria por incapacidade permanente pelo Meu INSS
Imagem principal sobre o Mega da Virada 2025: este foi o estado com mais vencedores da história
Logo E-Investidor
Mega da Virada 2025: este foi o estado com mais vencedores da história
Imagem principal sobre o Lotofácil 3561: PRÊMIO DE R$ 1,8 MILHÃO HOJE (12); veja novo horário
Logo E-Investidor
Lotofácil 3561: PRÊMIO DE R$ 1,8 MILHÃO HOJE (12); veja novo horário
Imagem principal sobre o Mega da Virada 2025: o que é um bolão?
Logo E-Investidor
Mega da Virada 2025: o que é um bolão?
Imagem principal sobre o Cidades de Minas Gerais recebem mutirões do INSS neste final de semana; entenda
Logo E-Investidor
Cidades de Minas Gerais recebem mutirões do INSS neste final de semana; entenda
Imagem principal sobre o Aposentadoria por incapacidade permanente: como funciona a avaliação médica?
Logo E-Investidor
Aposentadoria por incapacidade permanente: como funciona a avaliação médica?
Últimas:
Resultado Quina de ontem (13): SEM GANHADORES; prêmio acumula para R$ 4 milhões
Loterias
Resultado Quina de ontem (13): SEM GANHADORES; prêmio acumula para R$ 4 milhões

A extração do concurso 6902 da loteria ocorreu no último sábado (13), no Espaço da Sorte

14/12/2025 | 13h06 | Por Jéssica Anjos
Resultado +Milionária 311: ACUMULOU; sem ganhadores, prêmio vai para R$ 13 milhões
Loterias
Resultado +Milionária 311: ACUMULOU; sem ganhadores, prêmio vai para R$ 13 milhões

A extração da loteria ocorreu no último sábado (13) no Espaço da Sorte, em São Paulo (SP), às 21h

14/12/2025 | 12h35 | Por Jéssica Anjos
Resultado Mega-Sena de ontem (13): R$ 50 MIL EM PRÊMIOS NA SEGUNDA FAIXA; saiba mais
Loterias
Resultado Mega-Sena de ontem (13): R$ 50 MIL EM PRÊMIOS NA SEGUNDA FAIXA; saiba mais

O concurso 2951 da modalidade foi sorteada no Espaço da Sorte, em São Paulo (SP), às 21h

14/12/2025 | 11h38 | Por Jéssica Anjos
Tele Sena Semanal de hoje (14): SORTEIO REALIZADO; veja as dezenas da 82ª edição
Loterias
Tele Sena Semanal de hoje (14): SORTEIO REALIZADO; veja as dezenas da 82ª edição

Nesta manhã, a loteria sorteou os números das duas rodadas premiadas, além dos Giros da Semana

14/12/2025 | 11h21 | Por Jéssica Anjos

X

Publicidade

Logo E-Investidor
Newsletters
  • Logo do facebook
  • Logo do instagram
  • Logo do youtube
  • Logo do linkedin
Notícias
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Negócios
  • Materias gratuitos
E-Investidor
  • Expediente
  • Fale com a redação
  • Termos de uso
Institucional
  • Estadão
  • Ágora Investimentos
Newsletters Materias gratuitos
Estadão
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

INSTITUCIONAL

  • Código de ética
  • Politica anticorrupção
  • Curso de jornalismo
  • Demonstrações Contábeis
  • Termo de uso

ATENDIMENTO

  • Correções
  • Portal do assinante
  • Fale conosco
  • Trabalhe conosco
Assine Estadão Newsletters
  • Paladar
  • Jornal do Carro
  • Recomenda
  • Imóveis
  • Mobilidade
  • Estradão
  • BlueStudio
  • Estadão R.I.

Copyright © 1995 - 2025 Grupo Estado

notification icon

Invista em informação

As notícias mais importantes sobre mercado, investimentos e finanças pessoais direto no seu navegador