Viagem e turismo ocupam o segundo lugar entre os principais setores escolhidos entre clientes de programas de fidelidade. É o que indica a pesquisa User Loyalty Insights, realizada pela Alloyal e divulgada ao E-Investidor.
Leia também
O levantamento revelou que os eletrodomésticos lideram as compras com 61,7% de adesão, enquanto o setor de viagens possui 14% de participação.
Segundo Aluísio Cirino, CEO da Alloyal, essa tendência evidencia o crescente interesse dos consumidores em resgatar pontos em experiências de viagem. Apenas no segundo semestre de 2024, 6,5% dos pontos acumulados nessas plataformas foram convertidos em passagens aéreas, de acordo com dados da Associação Brasileira das Empresas do Mercado de Fidelização (ABEMF).
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
“Viagens e turismo, dentro dos programas de fidelidade, criam experiências que conectam marcas e consumidores de maneira profunda. Com a popularidade crescente desses programas, as empresas devem aproveitar as parcerias estratégicas para fortalecer suas ofertas e ampliar a fidelidade dos clientes”, comenta Cirino.
No entanto, os programas de fidelidade não ajudam apenas na compra das passagens, mas também incluem redes de hotéis, empresas de aluguel de carros e serviços de entretenimento.
A Azul Fidelidade, programa de fidelidade da Azul e parceiro da Alloyal, por exemplo, conta com mais de 17 milhões de participantes e emitiu 2,7 milhões de passagens em 2024. Segundo Marco Leite, gerente de Parcerias da Azul Linhas Aéreas, isso representou um aumento de 20% em relação ao mesmo período de 2023, superando os números pré-pandemia.
Além do setor de viagens, pesquisa mostrou que os setores de moda, farmácia, beleza e bem-estar, esportes e fitness, supermercado, celulares e pets também são bem procurados por clientes de programas de fidelidade, com adesão entre 6% e 1,8% do total. O levantamento foi realizado com 5000 usuários de clientes da Alloyal, como a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Sicoob, Stellantis e Unimed.
Publicidade