Publicidade

Criptomoedas

Bitcoin em dólar avança com aceno de Trump ao mercado cripto em Davos

O republicano também assinou uma ordem executiva para a criação de uma regulação de criptos nos EUA

Bitcoin em dólar avança com aceno de Trump ao mercado cripto em Davos
O bitcoin é a maior criptomoeda em valor de mercado (Foto: Adobe Stock)

O bitcoin (BTC) em dólar volta a ganhar fôlego nesta sexta-feira (24) após Donald Trump, presidente dos Estados Unidos, citar o mercado de criptomoedas em discurso no Fórum Econômico Mundial de Davos, na Suíça. Na casião, o republicano enfatizou que o país seria o centro do desenvolvimento de criptoativos e da inteligência artificial.

As falas foram o suficiente para reverter as perdas do bitcoin em ganhos que se estendem até hoje. Os ganhos também repercutem a ordem executiva, assinada por Trump na quinta-feira (23),que busca esclarecer a regulamentação na indústria de criptomoedas e garantir aos Estados Unidos a liderança mundial na economia de criptoativos.

Segundo informações da Fox Business, o documento determina a criação de um grupo de trabalho voltado para o mercado de ativos digitais que será responsável pelo desenvolvimento de uma proposta  regulatória a nível federal para as criptomoedas. O departamento também irá avaliar a viabilidade de criar um “estoque nacional estratégico de ativos digitais”.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

O aceno de Trump ao mercado que os investidores aguardavam desde a sua posse viabilizou a valorização do bitcoin nas últimas horas. Por volta das 8h30 (horário de Brasília), a principal criptomoeda em valor de mercado apresentava uma valorização de 1,44%, sendo negociada a US$ 105,4 mil. Os avanços permaneceram ao longo da manhã de hoje. Às 12h (horário de Brasília), o BTC apresentava uma alta de 1,75%.

O desempenho reflete o quanto o ativo digital ainda está baseada na nova agenda política do presidente americano que tomou posse no início da semana. “Praticamente pouco se falou em macroeconomia, como o aumento nos pedidos por seguro-desemprego nos Estados Unidos, que ficaram em segundo plano para o mercado”, ressalta Beto Fernandes, analista da Foxbit. Essa expectativa em torno do novo governo tem ajudado a maior criptomoeda em valor de mercado a construir uma base sólida de preço.

Rafael Bonventi, analista da Bitget, observa que o otimismo do mercado com a chegada de Trump à Casa Branca pode garantir uma nova trajetória de alta para o ativo digital. “Esse “pingue-pongue” entre $100 mil e $110 mil deve continuar por algum tempo, mas sigo otimista no horizonte de médio ou longo prazo, com mais de 80% de chance que o bitcoin inicie nova trajetória de alta”, destacou o especialista ao analisar o gráfico do BTC. Se as projeções se concretizarem, Bonventi não descarta a possibilidade do bitcoin (BTC) em dólar ficar próximo dos US$ 130 mil nas próximas semanas.

 

Publicidade