A valorização de 9,4% do bitcoin (BTC) nos últimos cinco dias permitiu que a moeda digital alcançasse uma cotação em reais nunca vista: a marca dos R$ 400 mil. Desde quando atingiu essa faixa de preço, a a maior criptomoeda em valor de mercado tem renovado as suas máximas históricas à medida que o apetite a risco dos investidores aumenta. Por volta das 11h desta quarta-feira (30), o BTC era negociada a R$ 413,7 mil, o maior preço da sua série histórica.
Leia também
A conquista atrai a atenção dos investidores que enxergam no seu atual patamar uma oportunidade de investimento, mas há dúvidas se esse desempenho deve continuar no curto prazo. Isso porque os resultados dos dados econômicos dos Estados Unidos, previstos para serem divulgados nos próximos dias, devem impactar na cotação do bitcoin ao determinar os rumos da política monetária do país.
Em setembro, o Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano) decidiu reduzir os juros americanos que se encontravam no maior patamar dos últimos 20 anos. Em tese, esse ajuste favorece os investimentos de maior risco, como as criptomoedas, enquanto os retornos dos títulos soberanos reduzem. “Esses elementos podem oscilar o humor do investidor que, hoje, está voltado para o risco”, diz Beto Fernandes, analista da Foxbit.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
A expectativa para a eleição presidencial norte-americana, prevista para acontecer no dia 5 de novembro, também promete adicionar volatilidade para o bitcoin. Donald Trump, candidato à presidência pelo partido republicano, é o grande favorito do mercado de cripto após inúmeras promessas durante o seu período de campanha voltadas para o desenvolvimento da indústria de criptomoedas.
Com essa preferência no radar, Caio Leta, Head of Content and Research da Bipa, avalia que o fôlego conquistado pelo ativo pode ter relação com a expectativa de uma possível vitória do ex-presidente. “Se Trump vencer, o momento atual pode representar uma ótima oportunidade de compra e tudo indica que ele tem uma boa chance de ganhar”, ressaltou Leta.
Dado a possibilidade de valorização para as próximas semanas, investir no bitcoin no atual patamar de preço pode ser interessante para quem buscar aproveitar o movimento de valorização do ativo digital. No entanto, os analistas orientam que os aportes devem ser feitos com perspectivas de retornos no longo prazo, quando o bitcoin costuma oferecer ganhos mais significativos.