O que este conteúdo fez por você?
- A piora do cenário macroeconômico nos principais mercados globais é a principal causa para a desvalorização do ativo digital
- No entanto, o país pode atrair investidores institucionais que enxergam a queda da moeda como uma oportunidade de investimento
O governo de El Salvador comemorou na quarta-feira (7) o primeiro aniversário do bitcoin como moeda legal do país. No entanto, a data vem acompanhada pelas perdas de valor de mercado. De acordo com a Titanium Asset, desde quando o governo adotou o BTC como moeda oficial, a criptomoeda sofreu uma desvalorização na casa dos 60%.
Leia também
“Os dados do portfólio do país mostram que todas as compras efetuadas pelo governo estão em queda, enfatizando assim que nenhuma delas foi capaz de melhorar seu preço-médio em relação ao ativo”, ressalta Guilherme Martins, analista da Titanium Asset.
Veja nesta reportagem o desempenho das principais criptomoedas no mês agosto
As perdas têm relação com a piora do cenário macroeconômico. Com a perspectiva de alta de juros para conter a pressão inflacionária nos principais mercados globais, como nos Estados Unidos, os investidores costumam migrar para os ativos considerados mais defensivos, o que influencia a criar um ambiente de aversão a risco no mercado.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Essa realidade, inclusive, põe uma barreira para o BTC que ainda segue abaixo dos US$ 20 mil mesmo com os ganhos nos últimos dias. “Embora os analistas permaneçam céticos sobre a continuidade de um rali de recuperação, a hostilidade da macroeconomia atual provavelmente ditará a direção da maioria dos ativos de risco, incluindo o Bitcoin”, destaca Martins.
Apesar das condições de mercado não estarem favorável para o BTC, o pequeno país da América Central deve se beneficiar no longo prazo ao atrair investidores estrangeiros interessados em se posicionar na moeda digital que segue em patamares mais baixos.
“Além de atrair potenciais investidores estrangeiros por meio da necessidade do bitcoin, o país provou que a criptomoeda será crucial para tentar construir um sistema financeiro mais interconectado, podendo atuar como um modelo para outros governos”, acrescenta o analista.