O recuo reflete a tensão dos investidores com o cenário macroeconômico. Nesta quarta-feira (19), o Fed deve decidir os rumos da política monetária dos EUA. A expectativa do mercado é que a autoridade opte pela manutenção das taxas de juros diante dos efeitos que as tarifas sobre itens importados podem causar para a economia americana. “Os investidores vão querer ouvir as falas de Jerome Powell (presidente do Fed) em coletiva de imprensa após o anúncio da decisão”, diz Beto Fernandes, analista da Foxbit.
O discurso deve guiar as apostas sobre quando o Fed irá retomar o ciclo de queda de juros. Por enquanto, as estimativas do mercado apontam para recuo na reunião de junho. A expectativa se baseia na queda da inflação americana e também no crescimento das vendas do varejo que veio abaixo do esperado. “Esses dois eventos mostram que os preços podem estar desacelerando, mas a economia também, já que podemos estar vendo uma falta de estímulo para o consumo. Isso, então, pode ajudar o Fed a relaxar sua política monetária”, acrescenta Fernandes.
Se esse movimento se concretizar, cria-se um ambiente econômico mais favorável para os ativos mais voláteis, como as criptomoedas. Isso porque a queda das taxas de juros tende a reduzir a rentabilidade dos títulos públicos americanos e de outros ativos de renda fixa. Com isso, os investidores tendem a buscar investimentos de maior risco para alcançar maiores rentabilidades.
No acumulado do ano, o bitcoin hoje acumula uma desvalorização de 11,50%.