

O bitcoin hoje inicia as negociações desta quarta-feira (2) no campo positivo enquando os investidores aguardam os detalhes do pacote de tarifas de Donald Trump, presidente dos Estados Unidos, para todos os países que cobram taxas de importação sobre os produtos americanos. Por volta das 8h30 (horário de Brasília), a maior criptomoeda em valor de mercado sobe 0,96%, sendo negociada a US$ 84,9 mil.
Os ganhos recuperam parte das perdas que o BTC acumulou nos meses de janeiro e março. Como mostramos aqui, o ativo digital apresentou uma perda de quase 12%, sendo o seu pior desempenho dos últimos seis anos para o período. A depreciação reflete o estresse dos mercados com a tensão global em torno das tarifas de importação que vêm sendo anunciadas por Trump desde fevereiro.
Contudo, os ganhos de hoje podem estar relacionados com a percepção do mercado de que o Federal Reserve (Fed, o banco central americano) deve dar início ao ciclo de corte de juros em junho. Isso porque os dados do índice de atividade industrial (PMI, na sigla em inglês) dos Estados Unidos, elaborado pelo Instituto para Gestão da Oferta (ISM, na sigla em inglês), caiu para 49 em março, ante 50,3 em fevereiro.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
O resultado do mês passado ficou abaixo da expectativa de analistas consultados pela FactSet, que previam queda do índice a 49,5. “Se isso se concretizar, é possível que mais capital passe a fluir para dentro do mercado, incentivando a economia e também o mercado de risco”, diz Beto Fernandes, analista da Foxbit. Em 2025, o bitcoin hoje acumula perdas de 9,34%.