Publicidade

Criptomoedas

Como comprar bitcoin? Veja as 3 melhores maneiras de investir

Se você está procurando entrar na onda, mas não sabe como, aqui está um guia completo de onde investir na cripto

Como comprar bitcoin? Veja as 3 melhores maneiras de investir
Criptomoedas (Imagem: Adobe Stock)

O bitcoin tem rugido como nunca antes. Mesmo que a criptomoeda original tenha caído ligeiramente nos últimos dias, ela chegou na marca histórica de US$ 100.00 — um  recorde que teria sido inimaginável uma década atrás ou mesmo no início de 2023, quando o Bitcoin estava sendo negociado mais próximo de US$ 20.000. Os otimistas esperam que o momento continue.

Quando o bitcoin foi criado, havia apenas uma maneira de obtê-lo: minerando você mesmo. Hoje, existem muitas maneiras de comprá-lo, permitindo que os investidores escolham exatamente quanto controle desejam ter sobre seus investimentos.

Se você está procurando entrar na onda, mas não sabe como, aqui está um guia para as três maneiras mais práticas de comprar bitcoin.

Bolsas de criptomoedas

Uma das maneiras mais fáceis de comprar bitcoin é através de uma bolsa, as maiores e melhores das quais se parecem muito com o uso de um banco online típico ou corretora. As bolsas ganham dinheiro através de taxas de transação, que variam entre as plataformas. Os usuários podem comprar bitcoin com moedas fiduciárias ou outros ativos digitais, e a bolsa tomará uma porcentagem de cada transferência como comissão e armazenará sua cripto de forma segura.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

É importante notar que nem todas as bolsas de criptomoedas são confiáveis. Algumas bolsas entraram em colapso devido a negócios obscuros e má gestão de fundos, como o infame FTX.

Bolsas de criptomoedas populares nos EUA incluem Coinbase, Robinhood e Kraken. Os clientes podem baixar o aplicativo em seu telefone, fazer uma conta e começar a negociar — após atender aos requisitos de conhecer seu cliente, como fornecer uma identidade válida.

Fundos negociados em Bolsa

Outra maneira de investir em bitcoin é através de um fundo negociado em bolsa (ETF). ETFs são um instrumento financeiro que permite aos investidores obter exposição a um ativo subjacente sem realmente possuir esse ativo. Corretoras populares como Schwab e Fidelity estão entre aquelas que permitem aos clientes comprar ações em vários ETFs de bitcoin.

ETFs de bitcoin à vista foram aprovados pela Comissão de Valores Mobiliários em janeiro, permitindo que instituições financeiras tradicionais oferecessem investimentos em bitcoin pela primeira vez. Essas empresas mantêm um estoque de bitcoin e oferecem ações dele aos investidores, acompanhando de perto o preço à medida que flutua.

Esses fundos são úteis para investidores que não querem lidar com as complexidades de possuir bitcoin diretamente. Se você já tem um portfólio de investimentos, um ETF oferece uma maneira fácil de ganhar exposição ao ativo. Os maiores ETFs de Bitcoin incluem o IBIT da BlackRock, o FBTC da Fidelity e o ARKB da Ark Invest.

Carteiras de auto-custódia

Se você deseja ter controle total sobre seus ativos digitais, uma carteira de auto-custódia pode ser o caminho a seguir. Essas carteiras criam e armazenam suas chaves privadas e públicas, interagem com o blockchain e permitem que você monitore seu saldo e transfira seus ativos livremente.

Publicidade

A desvantagem de uma carteira de auto-custódia é que você é responsável por armazenar suas informações sensíveis. Sua chave privada é como uma senha, permitindo que qualquer pessoa com ela acesse os fundos em sua carteira. No entanto, ao contrário de uma senha, se você perder sua chave privada, não há como recuperá-la e seus ativos digitais provavelmente estarão perdidos para sempre, então é importante encontrar um lugar seguro para armazená-la.

A maioria das carteiras de auto-custódia pode ser baixada em seu telefone e é uma das maneiras de comprar bitcoin. As populares incluem Coinbase Wallet, Metamask e a carteira DeFi da Crypto.com.

Esta história foi originalmente publicada em Fortune.com

c.2024 Fortune Media IP Limited
Distribuído por The New York Times Licensing Group

Publicidade

*Este conteúdo foi traduzido com o auxílio de ferramentas de inteligência artificial e revisado por nossa equipe editorial. Saiba mais em nossa Política de IA.