Como mostramos nesta reportagem, as valorizações se devem ao favoritismo de Trump entre os investidores de criptomoedas após o ex-presidente adotar um discurso mais favorável aos ativos digitais durante a sua campanha eleitoral. No fim de junho, Donald Trump saiu em defesa do bitcoin ao dizer que o desenvolvimento das criptomoedas acontecerá nos Estados Unidos e não no exterior.
Logo depois, em julho, o presidente eleito disse que ia proteger a indústria de criptomoedas ao flexibilizar a regulação do setor, além de criar uma comissão federal de assessores para ajudar no desenvolvimento do mercado no seu segundo governo. “Dado que as memecoins têm baixas capitalizações de mercado e liquidez, não estou surpreso em vê-las disparando junto com o rali cripto mais amplo”, disse Ryan Rasmussen, chefe de pesquisa da Bitwise Asset Management, à CNBC.
Apesar do desempenho com a repercussão sobre a vitória de Donald Trump, o especialista ressalta que os investidores de longo prazo não devem priorizar os ativos na carteira devido ao risco elevado e ausência de fundamentos.