O ether, cripromoeda da rede ethereum, sofre perdas de dois dígitos com o temor dos investidores em torno da guerra tarifária iniciada pelos Estados Unidos. Por volta das 9h30 (horário de Brasília), o token digital acumula uma desvalorização de 14,11%, sendo cotado a US$ 15,3 mil. O desempenho negativo acompanha os passos do bitcoin (BTC) que voltou a ser negociado a US$ 95 mil na manhã de hoje após sofrer uma queda de 2,38% nas últimas 24h.
A reação dos investidores reflete a tensão global com as novas tarifas de importação anunciadas pelo presidente americano Donald Trump, no último sábado. A ordem executiva que entra em vigor na terça-feira (4) prevê uma alíquota de 25% sobre os produtos vindos do Canadá e México e de 10% para os itens da China. Em uma publicação no X (antigo Twitter), Trump afirmou que as taxas são necessárias “por causa da grande ameaça de imigrantes ilegais e drogas mortais que matam os cidadãos americanos, incluindo o fentanil”.
Os países atingidos pelas novas tarifas reagiram imediatamente à ordem executiva do chefe da Casa Branca. Canadá afirmou que vai impor uma alíquota de 25% sobre os produtos americanos, enquanto o México prometeu preparar novas medidas em resposta à política de Trump. Já a China disse que vai entrar com uma ação judicial na Organização Mundial do Comércio (OMC).
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Além da tensão comercial, a nova tarifa de importação pode pressionar a inflação dos Estados Unidos e exigir uma política monetária mais restritiva nos próximos meses, o que seria negativo para a indústria de criptomoedas. “Este cenário traz uma forte aversão ao risco, com os investidores migrando para ativos mais seguros, como os próprios títulos do tesouro norte-americano. Ou seja, a liquidez obtida a partir da venda de Bitcoin e altcoins são direcionados para outros lugares”, diz Beto Fernandes, analista da Foxbit.
Até o momento, a posição do Federal Reserve (Fed, o banco central americano), tem sido de cautela frente à nova agenda econômica do novo governo americano. A nova postura influenciou na decisão dos membros do Fed em interromper o ciclo de queda de juros na última quarta-feira (29), quando ocorreu a primeira reunião do ano da autoridade monetária. A decisão veio em linha com as expectativas do mercado e trouxe volatilidade para a performance das criptomoedas.