Fachada de escritório do Nubank (ROXO34). (Foto: Adobe Stock)
O USDC – criptomoeda considerada uma versão digital do dólar por estar lastreada na moeda americana – se tornou o segundo ativo mais escolhido por clientes do Nubank que fazem sua primeira compra de criptomoedas, representando 25% das primeiras aquisições nos últimos 12 meses. Isso significa que um em cada quatro usuários optou por iniciar sua jornada cripto com dólar digital.
Para Thomaz Fortes, diretor executivo da área de cripto e ativos digitais da fintech, as stablecoins (criptomoedas que estão atreladas a outros ativos) são uma porta de entrada estratégica para o universo cripto, especialmente para quem busca uma forma simples e de baixo custo para dolarizar o patrimônio. “Essa demanda sempre foi crescente, independentemente da volatilidade de outros tokens – inclusive, muitos especialistas até consideram as stablecoins como um mercado distinto de outros ativos virtuais e até mesmo de outras categorias de criptomoedas”, comenta.
O diretor enxerga que a possibilidade de realizar transações on-chain no Nubank Cripto é uma vantagem. Esse tipo de transferência ocorre diretamente na blockchain e, por isso, proporciona um maior nível de segurança e transparência. “A possibilidade de transferências on-chain, por exemplo, significa que os ativos mantidos sob custódia do Nubank são reais e os clientes têm total liberdade e autonomia para transferi-los para fora da plataforma, controlando suas chaves privadas se assim desejarem”, explica.
O Nubank Cripto também tem tentado oferecer custos mais competitivos aos clientes. Nos últimos 12 meses, a taxa média de corretagem para compra e venda de criptoativos foi reduzida em 66%, caindo de 0,9% para 0,3%. Clientes que negociam mais de R$ 10 mil nos últimos 45 dias têm acesso a uma taxa ainda menor, de 0,2%.
Embora o USDC esteja em ascensão para novas compras, o bitcoin continua sendo o líder em primeiros depósitos via blockchain, representando mais de 50% dessas transações nos últimos 12 meses. Isso indica que, ao considerar testar a funcionalidade de depósito do Nubank Cripto, os usuários, em mais da metade dos casos, escolhem o bitcoin.