Educação Financeira

As 3 dicas financeiras para enfrentar a crise, por Ana Paula Hornos

Educadora diz que investidor deve cultivar valores que melhorem sua relação com o dinheiro

As 3 dicas financeiras para enfrentar a crise, por Ana Paula Hornos
Crédito: Ana Paula Hornos/Divulgação
  • Mude hábitos, reduza custos e despesas. Se perdeu a renda, use a reserva de emergência. Se não perdeu, guarde 20% e doe outros 10% a quem precisa
  • A quarentena traz oportunidades de desenvolvimento pessoa, muitas delas online. Descubra novos talentos e fontes de renda
  • Valores como paciência, disciplina e aceitação do presente ajudarão você no trato com o dinheiro, evitando compras impulsivas e pensando no longo prazo

A educadora financeira e coach Ana Paula Hornos ajuda empresários e famílias a organizar suas finanças para atingir objetivos profissionais e pessoais. Esse trabalho tem um grande viés comportamental, já que inclui lidar com emoções e sentimentos que influenciam o trato com o dinheiro. Com o recolhimento imposto pela pandemia, ela está tendo a chance de colocar em prática na própria vida os ensinamentos que sempre passou aos clientes.

Formada em Engenharia pela USP e com MBA em Finanças pelo Insper, Ana Paula admite que demorou para conseguir falar sobre essa nova realidade: “Estava com medo, sentimento que remete ao nosso sistema de luta e fuga e atrapalha decisões”. Ela conta que depois de um tempo passou a enxergar a quarentena não mais como uma situação provisória e de postergação, mas como parte da sua vida. Assim, conseguiu retomar seus projetos.

Viva com 70%, poupe 20% em reservas e doe 10% a quem precisa

A educadora explica que crises como a atual são disruptivas, pois mudam de forma inesperada e radical a rotina de cada um. “Sempre falo que o treino da paciência é imprescindível para uma vida financeira saudável. Quer oportunidade melhor para isso?”, indaga. “Eu mesma estou fazendo esse treino, tentando aprender crochê pela internet. Tem sido divertido e penoso, pois sou uma pessoa muito agitada.”

A seguir, ela destaca ao E-Investidor três pontos que considera fundamentais para atravessar a crise provocada pelo coronavírus.

Repense seu estilo de vida e ajude o próximo

“Reveja seu estilo de vida. Reduza custos e despesas, mude hábitos. Se você ainda tem renda, economize. Viva com 70%, poupe 20% em reservas e doe 10% a quem precisa. Se você perdeu sua renda e tem uma reserva de emergência, use-a. Se não tem reservas e tem dívidas, conte com toda a ajuda disponível. Informe-se. Vá atrás de benefícios e créditos sociais. Renegocie prazos e valores de suas dívidas, com juros menores.”

Descubra novos talentos

“Embora tudo esteja diferente, nossa essência continua a mesma. Nosso olhar pode mudar algo ao nosso redor e enxergar novas oportunidades. Neste momento, talvez possamos descobrir talentos que nem imaginávamos ter. Há oportunidades de desenvolvimento que se apresentam online, à distância. A quarentena não muda isso. Pense em como ajudar, como causar um impacto positivo. Pense em novas fontes de renda. Use e desenvolva seus talentos. Procure novas formas de treinamento e de se conectar com as pessoas.”

Cultive valores que melhorem sua relação com o dinheiro

“Os atributos financeiros comportamentais são mais importantes do que nunca. É hora de colocar em foco valores fundamentais, como a gratidão, a paciência, o amor ao próximo, a disciplina, a aceitação do presente. Esses atributos vão ajudar você a evitar compras compulsivas (mesmo que pela internet), a focar no longo prazo (em investimentos e projetos pessoais) e a exercitar a felicidade, qualquer que seja a situação posta. Esses valores trazem equilíbrio no trato com o dinheiro: o ganhar, o gastar, o doar e o investir, agora e no futuro.”

Publicidade

Conteúdos e análises exclusivas para ajudar você a investir. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Informe seu e-mail

Faça com que esse conteúdo ajude mais investidores. Compartilhe com os seus contatos