Educação Financeira

A metodologia do ‘Me Poupe’ vai virar um aplicativo; conheça detalhes

CEO Nathalia Arcuri quer dar mais um passo para ajudar as pessoas a organizar a vida financeira

A metodologia do ‘Me Poupe’ vai virar um aplicativo; conheça detalhes
App é o novo projeto de Nathalia Arcuri, CEO e fundadora do Me Poupe!. (Foto: Divulgação)
  • A metodologia de investimentos criada por Nathalia Arcuri, CEO e fundadora do Me Poupe!, já é conhecida do mercado há vários anos e agora vai estar disponível na palma da mão
  • Estreia nesta segunda-feira (25) o projeto piloto aplicativo Me Poupe!, criado para auxiliar os usuários a gerenciarem o seu próprio dinheiro de forma personalizada, com a ajuda de uma inteligência artificial

Organizar a vida financeira a partir de três pilares principais: o diagnóstico do momento atual, a definição dos objetivos do futuro e a estratégia para atingi-los. A metodologia de investimentos criada por Nathalia Arcuri, CEO e fundadora do Me Poupe!, já é conhecida do mercado há vários anos. E agora vai estar disponível na palma da mão dos “me poupeiros”; nome dado aos integrantes e seguidores fiéis do ecossistema de finanças que alcança em média 25 milhões de pessoas todos os meses.

Estreia nesta segunda-feira (25) o projeto piloto do aplicativo para smartphones do Me Poupe!, criado pela equipe de Arcuri para auxiliar os usuários a gerenciarem o seu próprio dinheiro, de forma personalizada por meio de um sistema de inteligência artificial – a Na.th. Durante a fase de testes, uma base de mil pessoas vai experimentar o aplicativo, que tem previsão de lançamento para o público geral em outubro, via Android e iOS.

O objetivo é um só: ajudar as pessoas na hora de tomar as melhores decisões financeiras. As orientações vão mostrar como negociar a conta de telefone, reduzir a parcela do financiamento ou fazer as contas de quanto dinheiro uma pessoa deixa de ganhar – ou perde – por investir errado.

Publicidade

Conteúdos e análises exclusivas para ajudar você a investir. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Arcuri conta que, desde que iniciou seu trabalho voltado para a educação financeira, via um padrão repetitivo de comportamento e perguntas. Mas que, mesmo com mais de 50 mil alunos em seus cursos, não conseguia que suas orientações chegassem ao número de pessoas que gostaria. Por isso, resolveu automatizar os conselhos. “Vamos continuar tendo conteúdo, cursos etc. Mas eu precisava criar uma solução de fácil acesso, muito mais democrática para que a gente pudesse atingir a maior parte da população”, diz.

Entre vídeos no Youtube, cursos e livros, a especialista em finanças, Arcuri não é a única na missão de democratizar o mundo financeiro. Seu aplicativo, porém, quer inovar ainda mais, unindo as ferramentas de tecnologia do Open Finance com a metodologia que a alçou à fama para ajudar as pessoas a organizar a vida financeira.

O Open Finance recém chegou ao País para instituir um sistema financeiro aberto, onde é permitido o compartilhamento de dados sobre produtos e informações de um mesmo usuário. Ao dar permissão para que o Me Poupe! acesse seus dados, a Na.th conseguirá mapear em quais instituições bancárias e até produtos de investimentos estão alocados a renda do cliente, podendo realizar recomendações de gestão financeira com base na metodologia de Arcuri.

“Ninguém usou os dados do Open Finance a favor do cliente ainda, então ele não sabe que essa é uma ferramenta poderosíssima para economizar, ganhar mais, investir melhor, e inclusive pagar menos juros”, explica a CEO do Me Poupe!. “A ideia é descortinar o mercado financeiro para revelar onde estão as pegadinhas, o que é bom ou ruim, o quanto está perdendo, qual o custo de oportunidade de manter o dinheiro ali. Estamos trabalhando pelo cliente, não pelo mercado”.

As soluções que já estão disponíveis no projeto piloto do app tem como objetivo auxiliar os clientes a categorizar os gastos com alimentação, saúde, moradia e transporte. Entre os principais estão a “Selfie da Riqueza”, no qual o usuário terá diariamente uma fotografia de sua situação financeira, e o “Meu futuro”, que realizará projeções dos próximos 20 anos com base em todos os ganhos e gastos do cliente.

Publicidade

Ao E-Investidor, Arcuri adiantou que, no lançamento oficial, o app vai nascer com uma conta financeira e um cartão; que vai seguir a famosa técnica de envelopes da CEO para guardar dinheiro. Em um País com 62,7 milhões de inadimplentes, segundo levantamento realizado pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), o objetivo será criar uma ferramenta onde a pessoa não vai conseguir se endividar. Aqui contamos a melhor forma de escolher um cartão pelas vantagens que cada opção oferece.

“Vai ser o primeiro cartão que basicamente impede a pessoa de entrar no rotativo. Criamos um sistema onde a pessoa não se endivida, já que conseguimos categorizar os gastos dela. Quando for passar uma compra no supermercado, já vai saber inclusive quanto tem para gastar em supermercado naquela semana”, explica.

Neste primeiro momento, o aplicativo vai ser disponibilizado gratuitamente, mas os planos de Arcuri incluem uma versão premium por assinatura, inspirado nos modelos das plataformas de streaming. “A ideia é que tudo aquilo que diz respeito ao seu dinheiro seja seu, por isso a assinatura se justifica. Mas queremos que a pessoa só pague se a gente conseguir gerar lucro para ela com o aplicativo”, diz a CEO.

Quem tiver interesse em participar da fase de testes pode se inscrever na lista de espera do site do aplicativo. Mas vai ser preciso paciência: já são mais de 300 mil pessoas na fila, diz Arcuri.

Informe seu e-mail

Faça com que esse conteúdo ajude mais investidores. Compartilhe com os seus contatos