A Receita Federal realiza nesta sexta-feira (28) o pagamento do segundo lote de restituição do Imposto de Renda (IR) 2024. Segundo o órgão, serão distribuídos R$ 8,5 bilhões para 5.755.667 contribuintes. Para consultar se você está neste lote, basta acessar esta página e inserir CPF, data de nascimento e o ano correspondente à declaração.
Caso o contribuinte ainda não esteja apto a receber o dinheiro, ele receberá a seguinte mensagem na tela: “Esta declaração se encontra em Fila de Restituição aguardando a disponibilidade do crédito da restituição no banco”. Assim, o recurso será liberado apenas nos próximos lotes.
Leia também
Para entender melhor o que pode ter acontecido, confira esta matéria que destaca os possíveis problemas. Contudo, se mesmo com os dados corretos o banco não processou o depósito, é necessário entrar em contato com a agência bancária informada e buscar esclarecimentos sobre o motivo.
Calendário de Restituição em 2024
Além dos dois lotes já pagos pela Receita, em 31 de maio e nesta sexta, o cronograma estabelece mais três lotes regulares de restituição do IR em 2024. Vale lembrar que os montantes são distribuídos nos últimos dias úteis de cada mês, veja:
- Primeiro lote: 31 de maio; – pago
- Segundo lote: 28 de junho; – pago
- Terceiro lote: 31 de julho;
- Quarto lote: 30 de agosto;
- Quinto lote: 30 de setembro.
Tudo que você precisa saber sobre o Imposto de Renda 2024
Vale lembrar que a declaração do IR em 2024 deve ser entregue até o dia 31 de maio. Para ajudar os contribuintes no processo, o E-Investidor também disponibiliza gratuitamente o E-book do IR 2024, com informações atualizadas para sanar as principais dúvidas dos leitores. O material completo pode ser acessado neste link.
@estadao 💻💰 Vai declarar o Imposto de Renda pela primeira vez e não sabe por onde começar? O E-Investidor te ajuda nessa tarefa. No vídeo, você encontra as respostas para as principais dúvidas sobre o IR. Fique ligado e não perca o prazo de declaração! #impostoderenda #receitafederal #tiktoknotícias ♬ som original – Estadão