Black Friday 2025: guia dos gigantes online para economizar de eletrônicos a itens de casa e moda
Foto: Adobe Stock
A Black Friday se consolidou como o principal evento de consumo no Brasil. Atualmente, o principal campo de batalha das ofertas é o e-commerce. Marketplaces como Amazon, Shopee,Mercado Livre e Sheinconcentram grande parte das promoções e oferecem itens, que vão de eletrônicos a produtos de moda e casa, com descontos agressivos.
Em 2025, o evento comercial começa oficialmente em 28 de novembro, porém a temporada de ofertas nos grandes varejistas online se estende por todo o mês. A época de promoções massivas exige que os consumidores saibam onde e quando buscar as melhores oportunidades para, de fato, economizar e gastar de forma consciente.
Especialmente no contexto desta Black Friday, as plataformas online estão investindo em fretes diferenciados e mecânicas de desconto para além da redução de preço. O E-Investidor selecionou estratégias imperdíveis para os consumidores durante o período. Confira:
Até 70% em desconto
A Amazon inicia as ofertas antes da Black Friday oficial. A campanha “esquenta” começará em 3 de novembro, com descontos de até 70% em milhares de produtos. De 21 de novembro a 1o de dezembro, haverá promoções em itens de categorias como Saúde e Bem-estar, Cozinha, Produtos de Limpeza, Casa e Livros e, é claro, nos dispositivos próprios da Amazon.
A empresa distribuirá R$ 50 milhões em cupons de desconto pelo Brasil. Além disso, os membros Prime terão uma vantagem logística significativa: o valor mínimo para pedidos elegíveis com frete grátis foi reduzido de R$ 99 para apenas R$ 19.
Já a Shopee enxerga a Black Friday como parte de uma ampla “Temporada de Compras” que se inicia no final de outubro e dura até a Cyber Monday, em 1o de dezembro. A intenção média de gastos na plataforma para o período é de R$ 633, revelou a varejista.
Uma pesquisa de intenção de compras realizada pela plataforma revelou que os usuários pretendem aproveitar mais as categorias de Moda feminina, Casa e Beleza, embora um a cada dois consumidores busque itens de Tecnologia. Para impulsionar essas áreas, a plataforma vai oferecer até 60% de desconto em Moda e Beleza e até 50% em Casa e Decoração, Auto & Moto e Tecnologia.
A Shopee também vai utilizar o selo de “melhor preço do ano” em produtos específicos no dia 11 com o objetivo de garantir que aquele é, realmente, o menor valor já registrado no app.
Estratégias para comprar online e garantir a economia
Especialistas em consumo e educação financeira alertam que o sucesso da economia na Black Friday depende mais do consumidor do que, de fato, das lojas. Por isso, eles compartilham dicas para transformar a sexta-feira de oportunidades em um dia de compras inteligentes.
1.Fuja das “Falsas Promoções”
O maior risco das compras online é a chamada “maquiagem de desconto”, quando o preço é inflado anteriormente para simular uma grande queda. A diretora de Assuntos Jurídicos do Procon-SP, Patrícia Álvares Dias, reconhece que essa prática ainda ocorre. Para se proteger e garantir que o desconto seja real, a educadora financeira da Serasa, Mônica Seabra, recomenda que o consumidor use sites de histórico de preços, como Zoom, Buscapé e Já Cotei.
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Outra possibilidade é instalar extensões de navegador que mostram as variações de custo. Em sintonia, Claudio Felisoni, presidente do Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo e Mercado de Consumo (Ibevar), reforça a orientação.
“O consumidor deve se preparar fazendo uma coleta de preços antecipada de modo a averiguar se, de fato, a promoção existe”, diz.
2.Planeje para evitar o impulso
Apesar de 72% dos consumidores se planejarem financeiramente para o período da Black Friday, a Serasa aponta que a emoção das ofertas costuma vencer a disciplina. A principal dica de Mônica Seabra é “estabelecer um orçamento claro e realista, baseado na própria capacidade financeira”.
Focado no consumo consciente, o Instituto Akatu orienta que o consumidor reflita sobre a real necessidade do item antes de finalizar a compra.
3.Use o mercado de segunda mão para financiar suas compras
Uma forma inteligente de “financiar” as compras da Black Friday sem depender de crédito é vendendo produtos em desuso. A OLX destaca que a Black Friday está se tornando um “catalisador da economia circular” ao incentivar que os usuários vendam itens usados, principalmente eletrônicos e eletrodomésticos, nas semanas que antecedem o evento. Essa iniciativa gera renda extra para a compra de novos produtos.
A vice-presidente de Marketing do Grupo OLX, Florence Scappini, aconselha o consumidor a começar a vender produtos que estão parados em casa. O objetivo é fazer da comercialização uma estratégia sustentável e eficiente para liberar capital para as compras da Black Friday. A edição da Black Friday de 2025 será realizada no dia 28 de novembro.