Publicidade

Educação Financeira

Maioria dos brasileiros faz planejamento financeiro, afirma pesquisa

Ter organização, fugir do endividamento e investir são os principais objetivos de quem estrutura as finanças

Maioria dos brasileiros faz planejamento financeiro, afirma pesquisa
(Foto: Evanto Elements)
  • Os objetivos para o planejamento vão desde de organizar as finanças (46,2%), passando por evitar o endividamento (41%), sair do endividamento (9,8%) e se preparar para a aposentadoria (18,6%)
  • Já entre os que não planejam, 25,2% afirmaram ser por “falta de disposição”. A justificativa de “não ter renda suficiente” foi apontada por 14,4% dos entrevistados. A terceira e a quarta razão entre os entrevistados foram “não saber como fazer” (13,4%) e “não ter tempo” (12,9%)
  • Os dados são resultados da pesquisa com 600 pessoas de 16 a 60 anos das regiões Sul e Sudeste do país, além do Distrito Federal

Uma pesquisa realizada pela Associação Planejar com pessoas de 16 a 60 anos das regiões Sul e Sudeste do país, além do Distrito Federal, revela que a organização financeira, quitação de dívidas, preparação para a aposentadoria, investimentos e compras de bens são as razões pelas quais as pessoas fazem planejamento financeiro.

Das 600 pessoas ouvidas em maio deste ano, 64,6% afirmaram fazer planejamento financeiro. Na faixa etária de 45 a 59 anos, o número atingiu 73,3%. Entre o total dos que planejam, 28,9% contam com alguma orientação, sendo os jovens de 16 a 24 anos a maior taxa dos que recebem auxílio, com 32,3%.

Os objetivos para o planejamento vão desde de organizar as finanças (46,2%), passando por evitar o endividamento (41%), sair do endividamento (9,8%) e se preparar para a aposentadoria (18,6%). Os investimentos em renda fixa ou variável são metas de 18,6% dos entrevistados. Outros 14% fazem com o intuito de comprar um imóvel e 7,4% planejam para comprar um veículo.

Por que as pessoas fazem planjamento financeiro?
Organizar as finanças 46,2%
Evitar o endividamento 41%
Preparar para a aposentadoria 18,6%
Investir 18,6%
Comprar móvel 14,2%
Sair do endividamento 9,8%
Comprar veículo 7,4%
Fonte: Planejar (resposta com múltipla escolha)

Já entre os que não planejam, 25,2% afirmaram ser por “falta de disposição”. A justificativa de “não ter renda suficiente” foi apontada por 14,4% dos entrevistados. A terceira e a quarta razão entre os entrevistados foram “não saber como fazer” (13,4%) e “não ter tempo” (12,9%). Outros 9,9% afirmaram que não fazem planejamento porque têm dívida, enquanto 18,3% optaram por “não sabe/não respondeu”.

Por que as pessoas não fazem planjamento financeiro?
“Falta de disposição” 25,2%
“Não tenho renda suficiente” 14,4%
“Não sei como fazer” 13,4%
“Não tenho tempo” 12,9%
“Estou endividado” 9,9%
“Não gosto” 5,90%
“Não tenho hábito” 3%
Não sabe/não responderam 18,3%
Fonte: Planejar

 

Publicidade

Conteúdos e análises exclusivas para ajudar você a investir. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Segundo a Planejar, que é responsável por conceder a Certificação CFP® no Brasil, o trabalho da entidade assim como dos profissionais associados é de promover a conscientização e a educação sobre a importância do planejamento financeiro como agente transformador da vida das pessoas e famílias. A organização é a única entidade brasileira filiada ao FPSB (Financial Planning Standards Board).

 

Web Stories

Ver tudo
<
>

Informe seu e-mail

Faça com que esse conteúdo ajude mais investidores. Compartilhe com os seus contatos