Educação Financeira

Como calcular a valorização anual do imóvel?

Localização e segurança estão entre os fatores que ajudam a valorizar o bem

Como calcular a valorização anual do imóvel?
Localização, segurança e conservação do imóvel influenciam na valorização. (Fonte: Shutterstock/Reprodução)
  • Especialista explica quais fatores definem a valorização anual do imóvel, uma vez que, com o passar do tempo, ele pode se valorizar ou perder valor
  • A ação das corretoras também influencia o preço de um imóvel. Se a região tem crescido e ampliado a oferta de infraestrutura, provavelmente haverá no entorno mais construções, vendas e locações

Com a pandemia de covid-19, o brasileiro mudou a visão que tinha em relação ao próprio imóvel por ficar mais tempo em casa.

Muitas pessoas fizeram reformas e investiram no lar nos últimos anos. Essas medidas são vantajosas, uma vez que podem influenciar positivamente na precificação do bem, caso haja o desejo de vender ou alugar.

O que impacta a valorização de um imóvel

De acordo com Léa Saab, advogada e gerente de vendas da imobiliária OMA, a valorização do imóvel é definida com base nos tópicos a seguir.

1. Localização

Esse pode ser considerado um dos principais fatores, já que o local onde está um imóvel pode elevar ou derrubar o preço dele. Por exemplo, para determinadas famílias, ter uma casa ou um apartamento próximo da escola dos filhos é muito importante. É por essa razão que há determinados bairros com metro quadrado mais caro do que outros, considerando a melhor infraestrutura que há no entorno.

2. Segurança

Fatores como falta de segurança e aumento no índice de criminalidade também podem influenciar a valorização anual do imóvel. Ao fazer pesquisas de preços em áreas do município, deve-se buscar também notícias sobre a região.

3. Conservação do imóvel e possibilidade de alterações

Se carece de reformas ou, pelo contrário, foi totalmente reformado, com atualização das partes elétrica e hidráulica, com a inclusão de melhorias, como paisagismo no quintal, móveis planejados e aplicação de janelas antirruído, tudo isso tende a aumentar a valorização anual do imóvel. Além disso, a possibilidade de expansão pode impactar o preço.

4. Mercado imobiliário

ação das corretoras também influencia o preço de um imóvel. Se a região tem crescido e ampliado a oferta de infraestrutura, provavelmente haverá no entorno mais construções, vendas e locações.

Com isso, os corretores também percebem ali uma oportunidade de negócio. O contrário também acontece: se há muitos imóveis à disposição e não há indícios de que as negociações sejam concretizadas, pode ser um sinal de alerta.

Fatores como localização e segurança influenciam o preço dos imóveis. (Fonte: Shutterstock/Reprodução)

Por que a valorização anual de um imóvel é importante?

Para quem compra um bem para uso próprio, porém não sabe se vai morar nele a vida toda, saber a valorização anual de um imóvel é fundamental caso queira vendê-lo no futuro. O mesmo serve para quem aluga para ter renda ou compra para investir.

Como calcular a valorização anual de um imóvel?

Saab explica que a valorização anual de imóveis nos últimos anos tem variado entre 15% e 20%. Os índices mais utilizados para análise são:

Não há uma única tabela ou fórmula matemática que determina o valor de cada bem. Em sites especializados, existem calculadoras que podem dar estimativas, mas o mais indicado é buscar um corretor de confiança.

Vale a pena alugar ou comprar um apartamento financiado?

Por conta da valorização anual do imóvel, há quem tenha medo de se envolver em um financiamento imobiliário e acaba optando por aluguéis.

Publicidade

Conteúdos e análises exclusivas para ajudar você a investir. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

O que deve ser observado nesse caso, além dos fatores mencionados antes, são os objetivos de vida do comprador: se vai constituir família, se está precisando de um espaço maior, se pretende fazer intercâmbio fora do País e não tem como manter um imóvel parado, entre outras questões.

Informe seu e-mail

Faça com que esse conteúdo ajude mais investidores. Compartilhe com os seus contatos