- Saber como declarar o Imposto de Renda é assunto obrigatório para quem investe
- A tributação das ações é mensal e não anual, como o IR
- “Para cada tipo de investimento requer uma dedicação diferente para o preenchimento", explica Luiz Eduardo Gaido, doutor em Administração pela Universidade de São Paulo.
Saber como declarar o Imposto de Renda é assunto obrigatório para quem investe. Desta forma, você ficará longe da tão temida malha fina e ainda poderá garantir um bônus financeiro com a restituição.
Leia também
A tributação das ações é mensal e não anual, como o IR. A taxa de tributação para operação normal na Bolsa de Valores (B3) é de 15% sobre o lucro, enquanto de operações day trade (compra e venda no mesmo dia) é de 20%.
“Para cada tipo de investimento requer uma dedicação diferente para o preenchimento e, às vezes, são declarados em várias áreas do sistema”, explica Luiz Eduardo Gaido, doutor em Administração pela Universidade de São Paulo.
Publicidade
Conteúdos e análises exclusivas para ajudar você a investir. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Não sabe por onde começar? O E-investidor elaborou um e-book gratuito, com uma linguagem descomplicada para evitar erros e tornar sua declaração ainda mais simples.
Assim, pode entender quem deve declarar, quais são os documentos primordiais, quais são os investimentos isentos de IR e como não cair na malha fina.
Confira o material gratuito e imprima para utilizar as caixas de seleção como um checklist. Boa leitura!