- Desde janeiro de 2023, os Microempreendedores Individuais (MEIs) conseguem emitir a Nota Fiscal Eletrônica de Serviços (NFS-e) pelo celular
- O procedimento pode ser realizado pelo aplicativo NFS-e Mobile
- Para emitir a nota fiscal pelo smartphone, o usuário deve primeiramente realizar o seu cadastro no Portal Nacional de emissão de NFS-e
Desde janeiro de 2023, os Microempreendedores Individuais (MEIs) conseguem emitir a Nota Fiscal Eletrônica de Serviços (NFS-e) pelo celular. O procedimento pode ser realizado pelo aplicativo NFS-e Mobile, que também permite a consulta aos documentos já lançados e a checagem de eventuais registros ainda não transmitidos.
Leia também
Para emitir a nota fiscal pelo smartphone, o usuário deve primeiramente realizar o seu cadastro no Portal Nacional de emissão de NFS-e para gerar um código de acesso. Neste link, é necessário informar o CPF ou CNPJ, criando uma senha. Depois, basta responder as informações solicitadas referentes à empresa ou dados pessoais.
Será então solicitado o título eleitoral do MEI e o recibo de entrega da declaração do Imposto de Renda (caso ele precise declarar). O próximo passo será indicar um endereço de e-mail para contato, onde o usuário receberá um código para preencher na plataforma e validar o cadastramento.
Publicidade
Conteúdos e análises exclusivas para ajudar você a investir. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Com essa etapa concluída, o MEI precisa retornar ao portal para informar dados de atividade econômica do negócio. Antes de acessar o aplicativo, ainda é necessário clicar em “Configurações”, completar os campos de informações pessoais e, em “Valor Aproximado dos Tributos”, selecionar a opção “Não informar nenhum valor estimado para os tributos”. Depois, o usuário deve clicar no ícone de “Serviços”, adicionando quais são os serviços prestados pela empresa.
Feito isso, chega a hora de acessar o aplicativo NFS-e Mobile, disponível para Android e iOS. Ao realizar o login, o usuário deve informar seu CPF ou CNPJ e a mesma senha cadastrada no Portal Nacional de emissão de NFS-e. Dentro da plataforma, o usuário precisa clicar no ícone “Emitir NFS-e”, digitar o CPF ou CNPJ do cliente e o tipo de serviço prestado (corte de cabelo ou revisão de carro, por exemplo). Nessa parte, irão aparecer as informações previamente cadastradas como favoritas no portal.
Por fim, basta preencher o valor a ser emitido na nota para concluir o processo. O sistema também permite a emissão de NFS-e mesmo quando não há acesso à internet. Em um caso como esse, o aplicativo informa a situação de ausência de conexão de dados e solicita que as notas fiscais geradas sejam enviadas ao município assim que a conexão for restabelecida.