O uso do Pix tem se tornando crescente entre os brasileiros. Segundo um levantamento recente do Itaú Unibanco, a utilização dessa forma de pagamento para compras de bens ou serviços cresceu 125% nos oito primeiros meses de 2023, na comparação com o mesmo período do ano passado.
Leia também
Em meio ao uso mais intenso, as possibilidades de falha ao fazer um Pix também são maiores, como nos casos em que a pessoa transfere dinheiro para a conta errada ou paga um valor a mais do que o necessário.
Justamente por isso, muitos podem se perguntar se é possível cancelar um Pix.
Publicidade
Conteúdos e análises exclusivas para ajudar você a investir. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
A resposta não é simples, já que depende de cada caso. No Nubank, os clientes não podem cancelar o pagamento depois que a transferência recebe confirmação.
Ou seja, o único jeito de reverter uma transferência via Pix ocorre antes desse momento. Mesmo quando aparece o status “Em processamento”, a operação não pode ser cancelada.
Já um Pix agendado, por exemplo, pode ser cancelado até um dia antes da data programada para o pagamento no Nubank. Nesse caso, o cliente da fintech deve ir em “Conta”, na página inicial, selecionar “Histórico” e localizar o Pix agendado que deseja cancelar. Na tela seguinte, ele encontrará a opção “Precisa cancelar o agendamento?”, onde deverá tocar e apertar o botão “Sim”. Por fim, basta verificar se a operação consta como “Agendamento cancelado”.
Caso o usuário tenha feito um Pix já confirmado para uma pessoa errada ou com um valor incorreto, o recomendado é negociar com o recebedor a devolução do dinheiro pago. O Nubank, por exemplo, possibilita que o estorno seja realizado em poucos cliques.
Publicidade
No app, o devedor deve abrir o extrato da conta e clicar na transferência Pix que deseja devolver. Ao fazer isso, uma tela vai surgir com a opção “Precisa fazer um reembolso?”, em seguida basta clicar nela e confirmar a operação.
Para o caso específico de golpes, fraudes, ou falhas operacionais, existe ainda o chamado Mecanismo Especial de Devolução (MED) do Pix, conjunto de regras que define quando é possível solicitar uma análise para o estorno da transferência.
Se a transação foi feita por conta de um golpe ou de um pagamento duplicado por falha do sistema, é a própria instituição de onde o Pix foi feito que entra com o pedido de devolução para o banco que recebeu o valor. No Nubank, esse pedido passa por uma análise do time de segurança, que pode levar até sete dias para ser finalizada.