Publicidade

Educação Financeira

Como algumas mudanças de hábitos ajudam a economizar energia elétrica em família

Muitos aparelhos eletrônicos possuem o chamado “consumo fantasma”, que afeta os gastos mensais

Como algumas mudanças de hábitos ajudam a economizar energia elétrica em família
Veja hábitos que ajudam a reduzir o consumo de energia. Foto: Envato Elements

Alterações em hábitos simples no dia a dia podem ajudar a economizar no consumo de energia elétrica em família. Para calcular os gastos com a conta de luz, também vale realizar uma planilha de despesas, que permite ter uma visão da saída de dinheiro a cada mês. O E-Investidor disponibiliza um modelo pronto de tabela que pode ser acessado com um simples cadastro por meio desta página.

Para reduzir os gastos com energia elétrica, uma dica descomplicada, mas valiosa, é abrir cortinas e janelas durante o dia para reduzir o uso de lâmpadas, prática que pode ser seguida por toda os integrantes de uma família que vivem em um mesmo espaço. Outra recomendação é desligar aparelhos que não estão em uso, evitando deixar TVs, computadores e carregadores conectados em stand-by – o famoso modo de espera, que indica quando um equipamento está preparado para iniciar suas funções a qualquer momento.

Como explicamos nesta matéria, muitos aparelhos eletrônicos possuem o chamado “consumo fantasma”, que ocorre quando eles continuam utilizando energia para manter funções secundárias ou estarem prontos para ligação rápida. Deixar carregadores de celular e cafeteiras elétricas constantemente na tomada, por exemplo, pode trazer complicações para a conta de luz.

Publicidade

Conteúdos e análises exclusivas para ajudar você a investir. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Em seu site, a Companhia Energética de Minas Gerais  – Cemig (CMIG4) –  fornece outras dicas para quem deseja reduzir o consumo de energia elétrica em família. Uma das sugestões é ligar o ferro elétrico apenas quando houver uma grande quantidade de roupas para passar. Também vale evitar usar o ferro nos horários em que muitos outros aparelhos estiverem ligados, já que ele sobrecarrega a rede de energia elétrica. A empresa também indica que os consumidores passem as roupas mais delicadas primeiro. Ao final, é possível desligar o ferro e aproveitar o seu calor para passar as roupas leves.

Na hora de tomar banho, o mais recomendado é que os integrantes da família evitem usar o chuveiro elétrico entre 17h e 22h – o chamado horário de pico, em que ocorre maior demanda por energia. Como o chuveiro é um dos aparelhos que mais consomem energia, também vale deixá-lo na posição menos quente (verão) em dias de calor. Dessa forma, segundo a Cemig (, é possível economizar cerca de 30% de energia. Outra dica importante: fechar a torneira para se ensaboar quando for viável.

Paula Sauer, economista e planejadora financeira CFP, coordenadora do laboratório de Inteligência Financeira ESPM, afirma que é importante verificar também na conta de luz os meses de maior consumo de energia elétrica e entender a origem das variações, para analisar os hábitos da casa. “Se for o caso, será preciso promover mudanças no consumo. Sabe-se que não é exatamente fácil mudar um hábito, uma rotina, mas muitas vezes é preciso para uma vida financeiramente mais saudável ou mesmo em momentos críticos em que é imprescindível reduzir os custos”, destaca.