O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) funciona como uma reserva financeira no caso de demissão sem justa causa ou em situações como aposentadoria, fim do contrato por prazo determinado, morte do trabalhador, falecimento do empregador individual ou decretação de nulidade do contrato.
Leia também
Os trabalhadores beneficiados pelo FGTS são aqueles com contrato formal regido pela Consolidação de Leis Trabalhista (CLT), além de empregados domésticos, rurais, temporários, intermitentes, avulsos, safreiros (operários rurais que trabalham apenas no período de colheita) e atletas profissionais.
Para consultar se tem saldo a receber, o cidadão pode usar o aplicativo FGTS, disponível para Android e IOS, onde consegue alterar dados cadastrais e solicitar o saque, sem necessidade de atendimento presencial.
Publicidade
Conteúdos e análises exclusivas para ajudar você a investir. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Para acessar o app, basta informar o número do CPF e a senha cadastrada. Na opção “Saldo Total”, é possível visualizar o valor disponível para saque.
Na hora de solicitar o processo, o usuário deve ir em “Meus Saques” e selecionar o motivo. Posteriormente, ele será informado sobre as condições e os documentos necessários para comprovar o direito ao benefício.
Na sequência, o cidadão precisa informar uma conta da Caixa Econômica Federal ou de outra instituição financeira para receber os valores, que serão entregues em até 5 dias úteis.
Por fim, basta enviar uma foto da documentação necessária, que inclui documento oficial de identificação com foto, carteira de trabalho e previdência social, número de inscrição no PIS/PASEP, Cartão Cidadão, Cartão do Bolsa Família ou outro Cartão de programas sociais, se tiver. A depender do motivo para o saque, o usuário terá que apresentar mais documentos.
Publicidade
A tela final do app informará que a solicitação foi efetuada com sucesso. Depois, o trabalhador pode acompanhar a evolução da solicitação de saque, por meio da seção “Acompanhar meu Saque”.