- Para quem deixou para comprar os presentes de Natal de última hora, vale um cuidado redobrado no planejamento financeiro como forma de evitar os preços altos
- Para Letícia Camargo, planejadora financeira CFP pela Planejar, o primeiro passo para se organizar é realizar uma lista com as pessoas que idealmente serão presenteadas
- Antes de sair às compras, também é necessário procurar na internet os preços dos presentes planejados
No fim de ano, é comum que os consumidores saiam em busca dos presentes de Natal. Afinal, não faltam reuniões e confraternizações com amigos, colegas de trabalho e familiares. Mas, para quem deixou as compras para a última hora, vale um cuidado redobrado no planejamento financeiro como forma de evitar os preços altos.
Leia também
Para Letícia Camargo, planejadora financeira CFP pela Planejar, o primeiro passo para se organizar é realizar uma lista, elencando quem idealmente será presenteado. “Vale estabelecer categorias, como funcionários, familiares e amigos. Depois, definir para cada uma dessas categorias um valor a ser presenteado. Também é importante somar tudo para ver se a pessoa tem capacidade de arcar com os custos”, indica.
Caso os valores fujam do orçamento, é necessário reavaliar a quantidade de pessoas a serem presenteadas ou então os preços máximos estabelecidos para os presentes. Mas vale uma atenção: o orçamento deve ser calculado de forma realista. O consumidor precisa considerar suas despesas regulares e determinar quanto pode gastar sem comprometer suas finanças para o pagamento de obrigações mensais, como contas de energia, água e internet, além de gastos com refeição.
Publicidade
Conteúdos e análises exclusivas para ajudar você a investir. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Antes de sair às compras, também é necessário procurar na internet os preços dos presentes planejados e verificar em quais lojas eles podem sair mais baratos. Nessa hora, promoções e ofertas especiais também podem ajudar. “Aproveite cupons para garantir que está obtendo o melhor valor pelo seu dinheiro. Compras antecipadas podem ser vantajosas, já que muitas lojas oferecem descontos durante a temporada de vendas”, indica João Victorino, especialista em finanças e criador do canal A Hora do Dinheiro.
Além de pesquisar os preços dos produtos, a recomendação é checar os valores de frete e os prazos de entrega. Por causa da alta demanda no fim de ano, atrasos de transportadoras ou esgotamento dos estoques sem aviso prévio podem ocorrer, fazendo com que a empresa responsável não cumpra os prazos. Muitos estabelecimentos, para compensar os descontos nos produtos, acabam aumentando o preço do transporte da encomenda, o que pode prejudicar o consumidor.
Para quem já realizou pesquisas, mas ainda não encontrou preços de presentes que cabem no orçamento, Camargo, da Planejar, sugere promover os famosos amigos ocultos, para que não seja necessário gastar com uma quantidade grande de produtos. “Normalmente, nessas ocasiões, você compra um e ganha um, o que já reduz o custo do que você teria que comprar”, afirma.
Outra alternativa é produzir os próprios presentes. Nessa hora, vale usar a criatividade e fazer produtos manuais ou até mesmo preparar pratos especiais, como bolos e outros doces. Camargo também indica que programar experiências pode ser uma boa alternativa. Visitar exposições e fazer piqueniques no parque no fim de ano são algumas das opções.
Publicidade