Em março de 2020, o Brasil lidava com as primeiras medidas de distanciamento social no controle da pandemia da covid-19. Naquele momento, o número de investidores na Bolsa de Valores do País não passava de 1,4 milhão e os juros registravam as mínimas históricas.
Com os produtos de renda fixa minguando a rentabilidade nas carteiras, os brasileiros foram obrigados a diversificar o portfólio e dar espaço para a renda variável. Em meio ao colapso do mercado financeiro global, o Estadão Investidor nasceu e passou a noticiar como as pessoas poderiam melhorar a sua relação com o dinheiro em um ambiente completamente novo.
Acompanhamos todas as mudanças que os juros baixos provocaram e participamos do amadurecimento da relação do brasileiro com as próprias finanças. E os números provam essa transformação: até fevereiro de 2023, o número de CPFs em renda variável alcançou a marca recorde de 5,2 milhões – um salto de 271% em três anos.
Publicidade
Conteúdos e análises exclusivas para ajudar você a investir. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Quando o projeto entrou no ar, acompanhamos de perto esse apetite por educação financeira mostramos como os leitores poderiam caminhar no conturbado universo dos investimentos.
Mês a mês, observamos evolução nos resultados até registrarmos recorde de audiência em 2023, com um salto de 120% em relação ao ano passado. Hoje geramos dezenas de milhares de impactos mensais com os nossos conteúdos.
Celebramos neste 23 de março três anos de cobertura e sucesso na missão de ajudar os investidores a tomarem decisões financeiras melhores por meio de informação confiável.
Juntos, navegamos por seis circuit breakers no Ibovespa nas primeiras semanas da pandemia, vimos o desenrolar da guerra entre Rússia e Ucrânia, fomos às urnas eleger um novo presidente da República, acompanhamos a ascensão e queda de criptoativos, nos surpreendemos com um dos maiores casos de fraude corporativa do País com Americanas e agora lidamos com uma crise nos bancos norte-americanos.
Publicidade
Ao longo desta trajetória, contamos com a colaboração de grandes especialistas do mercado e uma seleção de colunistas que entregam artigos de peso para guiá-los com o que há de mais importante. No total, já publicamos cerca de 40 mil conteúdos que incluem reportagens e entrevistas exclusivas, boletins informativos na Rádio Eldorado e webséries especiais voltadas para a agenda ESG e oportunidades na Bolsa.
Agradeço os leitores que têm nos acompanhado nesta jornada. Continuem contando com o nosso time para investir cada vez melhor. Deixo também um agradecimento especial a todos os integrantes que formam a equipe E-Investidor. Estamos só começando!
Valéria Bretas
Editora–chefe do Estadão Investidor