Educação Financeira

É possível sacar o PIS em lotéricas? Confira

O pagamento começou nesta segunda-feira (15) para trabalhadores de carteira assinada nascidos em março e abril

É possível sacar o PIS em lotéricas? Confira
Fila em unidade de lotérica (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Começou nesta segunda-feira (15) o pagamento do abono salarial do Programa de Integração Social (PIS) e do Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep) para trabalhadores com carteira assinada nascidos em março e abril.

Vale destacar que esses benefícios instituídos pelo governo federal fazem parte da estratégia para ajudar na distribuição de renda. No caso do PIS, são cadastrados os trabalhadores regidos pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), enquanto que os trabalhadores empregados nas repartições públicas da União, estados, municípios, suas autarquias e empresas públicas são cadastrados pelo Pasep.

No caso de retirada do dinheiro do PIS, os trabalhadores recebem o benefício através da Caixa Econômica Federal, se forem inscritos no PIS.

Publicidade

Conteúdos e análises exclusivas para ajudar você a investir. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Para ver o calendário de pagamentos para o PIS/Pasep em 2024, veja esta matéria.

O saque pode ser realizado de diferentes formas. Os clientes da Caixa com conta corrente, poupança ou digital recebem o dinheiro na conta do próprio banco. Já quem não é cliente da instituição pode acessar o valor na Conta Poupança Social Digital, aberta pela Caixa para os brasileiros que recebem benefícios do governo.

Além disso, é possível fazer o saque nos caixas eletrônicos, nas unidades lotéricas e nos Correspondentes CAIXA Aqui, utilizando o Cartão Social e senha, além de agências do banco.

É importante lembrar que, para fazer a retirada presencialmente, é necessário apresentar um documento oficial de identificação, Cartão Cidadão e senha.

A distribuição do abono ocorre de 15 de fevereiro a 15 de agosto, podendo ser retirado desde o dia de liberação do lote até 27 de dezembro de 2024. Após esse período, é necessário aguardar convocação especial do Ministério do Trabalho e Previdência.

Publicidade