Creditas e B3 unem forças em programa de educação financeira. (Foto: Adobe Stock)
A Creditas, plataforma digital de soluções financeiras, e a B3, a Bolsa de Valores do Brasil, lançam nesta segunda-feira (8) o “Papo de Grana“, um programa de educação financeirapara ajudar brasileiros a sair do vermelho e começar a investir. Serão quatro aulas, disponíveis gratuitamente no YouTube da Creditas.
A iniciativa vai lançar, a princípio, um episódio por mês – sempre na primeira segunda-feira -, com os seguintes macrotemas: organização financeira; como sair das dívidas; primeiros investimentos; e estratégias avançadas. O primeiro episódio já está disponível (leia mais abaixo).
“A parceria com a Creditas nos permite levar conhecimento de forma acessível e engajadora ao público que mais precisa, desmistificando que é investimento é coisa para gente com muito dinheiro e mostrando que os juros podem ser fortes aliados para o seu bem estar financeiro”, afirma Marina Naime, gerente de Educação da B3.
O programa trará ainda quadros fixos como “Dim Dim por Tim Tim”, “Chama o VAR Financeiro” e “Dá o Papo com Gui Casagrande” – com Guilherme Casagrande, educador financeiro da Creditas –, além de quadros dinâmicos como “Isso ou Aquilo?”, “Top 5 Investimentos” e “Dicas Financeiras Tier List”, que discutem educação financeira com termos populares para facilitar a compreensão do assunto.
O que você vai aprender no programa de educação financeira da Creditas e B3
As aulas de educação financeira vão mostrar passo a passo como economizar, reduzir gastos, sair das dívidas e começar a investir. Os educadores também darão dicas sobre como aproveitar o dinheiro que sobra no fim do mês.
“Esse projeto tem o objetivo de promover a conscientização e aprendizados práticos para um planejamento financeiro sólido, capacitando brasileiros a tomarem decisões mais assertivas sobre suas finanças”, afirma Casagrande, educador financeiro da Creditas.
No primeiro episódio do Papo de Grana, liberado nesta segunda, educadores ensinam a organizar a vida financeira de forma simples. O conteúdo está dividido em a importância de anotar os gastos; dicas práticas para cortar despesas supérfluas; como a regra 50-30-20 pode transformar sua vida financeira; por que a reserva de emergência é tão importante; diferença entre poupança e renda fixa.