Juntar recibos de dentista, comprovantes do plano de saúde, informes de rendimento e saldos bancários. Que trabalhão, né? Mas é exatamente isso que milhões de brasileiros precisam fazer todos os anos quando chega a hora de declarar o Imposto de Renda. A boa notícia é que você não precisa passar por tudo isso sozinho.
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
O período para declarar o IR 2025 começou no dia 17 de março e termina em 30 de maio. Desde o começo do ano, o E-Investidor tem produzido conteúdos em diferentes formatos para ajudar seus leitores nesse processo. E, para facilitar ainda mais, preparamos um video tutorial gratuito que vai te guiar passo a passo por todo o processo de declaração.
Durante o tutorial, você vai entender:
Quem deve declarar;
Quem não precisa declarar;
Quem está isento, mas ainda assim precisa declarar;
Quem pode ser incluído como dependente;
Como funcionam as despesas dedutíveis;
Como funciona a restituição;
Como declarar diferentes tipos de investimento;
Como evitar cair na malha fina;
Dentre muitos outros pontos importantes.
Quem precisa declarar o Imposto de Renda 2025?
Há diversas situações que tornam obrigatória a declaração do IR neste ano. Se você se encaixar em pelo menos uma, deve declarar. Uma das situações é ter recebido rendimentos tributáveis, como o seu salário, acima de R$ 33.888, durante o ano de 2024, ou cerca de R$ 2.824 por mês.
Outro ponto importante é que algumas pessoas são isentas do pagamento do IR, como aposentados por doenças graves — como câncer ou Alzheimer. Mas atenção: a isenção não significa que a pessoa está dispensada de declarar. Agora, se você constar como dependente na declaração de outra pessoa, aí sim, você não precisa declarar.
Estes e outros detalhes são explicados de maneira rápida e didática durante o tutorial.