Educação Financeira

Follow On: o que é e como funciona

O processo emite novos papéis na bolsa de valores

Follow On: o que é e como funciona
Foto: Daniel Teixeira/Estadão
  • Follow On segue as mesmas regras de um IPO
  • Emissão dos papéis podem ser primárias ou secundárias e públicas ou privadas

Follow On é o nome dado ao processo onde a empresa que já realizou a abertura de seu capital faz uma nova emissão de seus papéis na bolsa de valores. Ou seja, a primeira oferta pública de ações é denominada de IPO e as demais de Follow On.

Em português, o processo é também conhecido como ofertas subsequentes.

Tipos de Follow on

Assim, como os processos são os mesmos de um IPO, as regras também são iguais e a distribuição das ações pode ser no mercado primário ou secundário. Apesar disso, existe uma a diferença de que oferta pode ser pública ou privada. Veja, a seguir:

Primárias x Secundárias

Na distribuição primária, a própria companhia é a vendedora das ações e vende novos papéis ao público, aumentando sua base acionária e seu patrimônio. Desta forma, todo o dinheiro captado fica na organização e ela pode usá-lo da forma que achar melhor.

Já no caso da secundária, são colocados a venda papéis já existentes por um grupo de acionistas que desejam diminuir sua participação na companhia. Com isso, quando a compra é finalizada, os recursos obtidos vão para eles e não para o caixa da empresa.

Oferta pública x privada

Em contrapartida, no caso da oferta pública de ações, os papéis são destinados ao público em geral e a empresa precisa cumprir uma série de regras da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e da bolsa de valores brasileira.

Publicidade

Conteúdos e análises exclusivas para ajudar você a investir. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Já no caso da privada, apenas grandes investidores poderão participar da aquisição dos novos papéis e as exigências da CVM são dispensadas.

Neste caso, as ações podem ser oferecidas para, no máximo, 75 investidores profissionais e adquiridas por, no máximo, 50 deles, sem ser necessário definir um limite de número em caso de investidores estrangeiros.

Informe seu e-mail

Faça com que esse conteúdo ajude mais investidores. Compartilhe com os seus contatos