- O crescimento das compras on-line na pandemia de coronavírus nos deixou mais expostos a fraudes
- Habilitar alertas e desconfiar de ofertas generosas demais são bons meios de escapar de fraudes
- Mesmo assim, jamais relaxe sobre uma falsa sensação de segurança nas compras virtuais
(Shira Ovide, The New York Times News Service) – Algumas semanas atrás, alguns abomináveis tentaram usar o número do meu cartão de crédito para comprar coisas na Amazon, na segunda vez que isso aconteceu comigo em um ano.
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Você provavelmente conhece esse aborrecimento e ansiedade. Houve uma explosão de compras fraudulentas feitas on-line nos últimos anos. Na maioria desses casos, os ladrões precisam apenas de dígitos do cartão de crédito para fazer uma transação falsa.
Aprendi duas coisas discutindo minha experiência com especialistas em fraude: mesmo se você for cuidadoso, as informações do seu cartão de crédito provavelmente serão roubadas em algum momento. E estamos sozinhos para nos proteger.
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Não devemos aceitar fraudes com cartão de crédito como inevitáveis. Mesmo que isso nunca aconteça com você, a fortuna que as empresas gastam na prevenção de fraudes se reflete em custos mais altos para tudo o que você compra. Aqui estão algumas dicas práticas de proteção e pensamentos sobre etapas mais amplas para diminuir a fraude descontrolada.
Inscreva-se para receber alertas
Especialistas em fraudes dizem que a melhor medida que você pode tomar é se inscrever para receber notificações por e-mail ou telefone sempre que seu cartão for usado para uma compra on-line ou por telefone. Uma enxurrada de “pings” é irritante e não impede o roubo de cartões, mas fornece um aviso de fraude em tempo real. Foi assim que peguei essas duas acusações falsas da Amazon.
Limite os sites em que você salva as informações do cartão
Não é infalível, mas quanto menos lugares onde você compra on-line ou salva os números dos cartões, menos pontos para os criminosos invadirem seus dados pessoais. Ragib Hasan, professor de ciência da computação da Universidade do Alabama em Birmingham, também sugeriu o uso de PayPal, Apple Pay, Google Pay ou opções semelhantes que gerem um número de conta temporário para cada transação.
Seja paranoico
Todo link em um e-mail ou uma oferta muito boa para ser verdadeira em um site desconhecido pode estar tentando enganá-lo para obter detalhes do cartão de crédito ou outras informações pessoais. Em vez de clicar em um link no e-mail que possa (ou não) ser da Target, simplesmente não clique. “Se todos trabalharmos em uníssono, será muito mais difícil para os bandidos”, disse Paul Fabara, diretor de risco da Visa nos Estados Unidos.
Relate a cobrança fraudulenta
Informe à empresa do cartão de crédito e ao comerciante onde a cobrança falsa foi feita para impedir que o ladrão execute mais cartões de crédito roubados. E a polícia? Colin Sims, diretor de operações da empresa de prevenção de fraudes Forter, disse que a fraude no cartão de crédito é tão predominante que a polícia geralmente não vai atrás.
Por que as empresas não conseguem parar isso?
O software sinaliza algumas transações que parecem fora do lugar, mas a tecnologia geralmente está por trás de bandidos que estão ficando mais sofisticados em fazer com que suas cobranças pareçam legítimas.
Comprar on-line é muito fácil?
Alguns especialistas em fraude disseram que ajudaria se os Estados Unidos adotassem regras como as da Europa, que estão reforçando os requisitos para uma segunda validação, como verificação de impressões digitais ou uma senha única para fazer compras online com cartão de crédito. Outros disseram que essas proteções extras podem dar às pessoas uma falsa sensação de segurança e não valem a frustração para os compradores e os custos mais altos para os comerciantes.