Educação Financeira

Imposto de Renda 2024: como declarar fundos imobiliários?

A declaração da venda de cotas e do pagamento de dividendos deve ser feita em fichas diferentes

Imposto de Renda 2024: como declarar fundos imobiliários?
Imposto de Renda 2024. Imagem: Adobe Stock

O Imposto de Renda (IR) 2024 já pode ser declarado. O prazo para submeter o documento à Receita Federal vai até 31 de maio. Até o momento, mais de 9,5 milhões de declarações já foram enviadas, de acordo com estatísticas disponíveis no portal do órgão responsável pelos tributos federais.

Contribuintes que investem em fundos de investimento imobiliário (FII) devem ficar atentos na hora de prestar contas com o Fisco. Quem negociou valores superiores a R$ 40 mil na Bolsa de valores fica automaticamente obrigado a declarar os ganhos. Os lucros também estão sujeitos a tributação.

Antes de preencher as fichas, o contribuinte deve saber que há diferença entre a venda de cotas do fundo e os dividendos (chamados ‘aluguéis’), que são rendimentos mensais. Os últimos são considerados isentos e, portanto, devem ser declarados em outra ficha.

Publicidade

Conteúdos e análises exclusivas para ajudar você a investir. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Como de praxe, é recomendado estar em posse do comprovante de rendimentos disponibilizado pelo banco, corretora ou instituição financeira em que o contrato do fundo foi adquirido. Isso porque o informe traz discriminadas todas as informações necessárias.

Para os FIIs, o declarante deve selecionar a ficha ‘Bens e direitos’. Em seguida, deve selecionar o código 7, referente a ‘Fundos’, e depois escolher o código 3, para ‘Fundos de investimento imobiliário’. Aberta a ficha, é precisa informar quem é o titular e fornecer todos os dados relativos ao FII. Também é preciso informar o custo da aquisição das cotas e a quantidade que o investidor possui, na aba ‘Situação’.

Já os proventos mensais, ou ‘aluguéis’, devem ser declarados na ficha de ‘Rendimentos Isentos e Não Tributáveis’. Nela, o declarante deve selecionar o código 26, ‘Outros’, e incluir os dados requeridos. Entre eles, o nome do FII, número de CPF ou CNPJ e valor dos dividendos obtidos com o fundo.

Vale lembrar: contribuintes que optem pela declaração pré-preenchida devem verificar todos os dados antes de submetê-los. As informações são levantadas por meio do cruzamento de diversas declarações enviadas ao Fisco. Ainda que seja uma maneira mais rápida, é possível que haja dados divergentes.

O descumprimento da obrigação de declarar o IR 2024 pode levar à retenção na malha fina, nome dado à verificação minuciosa feita pela Receita. Em casos mais graves, investigações fiscais e punições podem ser aplicadas a quem omite ou distorce informações oferecidas ao Fisco brasileiro.

Tudo que você precisa saber sobre o Imposto de Renda 2024

Vale lembrar que a declaração do IR em 2024 deve ser entregue até o dia 31 de maio. Para ajudar os contribuintes no processo, o E-Investidor também disponibiliza gratuitamente o E-book do IR 2024, com informações atualizadas para sanar as principais dúvidas dos leitores. O material completo pode ser acessado neste link.

@estadao 💻💰 Vai declarar o Imposto de Renda pela primeira vez e não sabe por onde começar? O E-Investidor te ajuda nessa tarefa. No vídeo, você encontra as respostas para as principais dúvidas sobre o IR. Fique ligado e não perca o prazo de declaração! #impostoderenda #receitafederal #tiktoknotícias ♬ som original – Estadão

Publicidade