![Logo E-Investidor](https://einvestidor.estadao.com.br/wp-content/themes/e-investidor/assets/v2/imgs/navbar/logo.webp)
![No Imposto de Renda 2025, é possível deduzir diversas despesas, como saúde e educação dos filhos. (Imagem: photo for everything em Adobe Stock)](https://einvestidor.estadao.com.br/wp-content/uploads/2025/02/imposto-de-renda-2025_120220254341.jpeg-710x473.webp)
O Imposto de Renda 2025 ainda não teve seu calendário oficial divulgado pela Receita Federal, embora exista a possibilidade do órgão seguir o mesmo período de 2024: 15 de março até 31 de maio. Todavia, é importante que o contribuinte já comece a organizar o cálculo do valor total a ser pago.
- Imposto de Renda (IR) 2025: Quem é isento de declarar?
No IR, é possível deduzir diversas despesas e contribuições, o que pode reduzir o valor do imposto a ser pago. Por exemplo, quem tem filhos pode descontar um valor fixo por dependente, além de outras despesas, como educação e saúde.
O valor é de R$ 189,59 por dependente, que reduz a base de cálculo do imposto. Segundo a Receita, ao declarar filhos, cônjuges, pais, irmãos ou outros como dependentes, o contribuinte pode diminuir a renda tributável, o que resulta em uma menor quantidade de imposto a pagar, desde que os outros critérios também sejam atendidos (como a correta declaração dos rendimentos e despesas).
E a educação do dependente?
As despesas com dependentes que podem ser abatidas do IR incluem matrícula, mensalidades de escolas, cursos técnicos e universidades.
O limite de dedução anual para educação é de R$ 3.561,50 por dependente, e esse valor abrange os custos relacionados ao ensino básico e superior. A dedução inclui não apenas mensalidades, mas também outras despesas diretamente ligadas à educação, como material didático, livros e uniformes, desde que sejam essenciais para o desenvolvimento do curso.
Publicidade
Conteúdos e análises exclusivas para ajudar você a investir. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Essa dedução no Imposto de Renda 2025 pode ser aplicada para cada dependente informado na declaração, o que pode resultar em uma redução significativa no imposto devido.