

O segundo lote de restituição do Imposto de Renda 2025 é pago nesta segunda-feira (30) para 6.545.322 contribuintes, no valor total de R$ 11 bilhões. A consulta ao lote já havia sido liberada na semana passada.
Publicidade
O segundo lote de restituição do Imposto de Renda 2025 é pago nesta segunda-feira (30) para 6.545.322 contribuintes, no valor total de R$ 11 bilhões. A consulta ao lote já havia sido liberada na semana passada.
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Quem esperava ter acesso ao dinheiro, mas recebeu a mensagem de que a declaração está “Processada – em fila de restituição”, precisará aguardar mais tempo para ganhar os valores. Segundo a Receita Federal, o status indica que, após o processamento da declaração, o contribuinte tem direito à restituição, mas ela não foi disponibilizada na rede bancária e seu pagamento deve ocorrer apenas nos próximos lotes.
Enquanto não chegar a vez do contribuinte receber o valor, a Receita não consegue informar o número do lote em que ele estará presente. Por isso, é preciso acompanhar mês a mês.
Confira quem deve receber a restituição hoje:
Não existe um horário fixo para o pagamento dos valores. O Fisco repassa os recursos às instituições financeiras, que devem realizar o crédito ainda nesta segunda-feira (30). Ao E-Investidor, a Receita explicou que o prazo depende de cada banco: algumas instituições podem ter feito o depósito no começo do dia 30, enquanto outras processam os pagamentos mais tarde.
Publicidade
Conteúdos e análises exclusivas para ajudar você a investir. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
No entanto, caso o dinheiro não seja pago até o final desta segunda-feira, o contribuinte deve investigar o motivo. O primeiro passo é checar se ele realmente está incluso no segundo lote de restituição. Para isso, precisa acessar a página da Receita na internet, clicar em “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, em “Consultar a Restituição”.
Quem usou simultaneamente a declaração pré-preenchida e optou pelo recebimento da restituição via Pix agora tem prioridade para receber o dinheiro. Veja como está a ordem de preferência em 2025:
Se ocorrer empate em algum dos critérios, a Receita Federal concede preferência a quem entregou a declaração do Imposto de Renda 2025 primeiro. Os contribuintes que caem na malha fina, no entanto, vão para o final da fila de prioridade e só podem acessar os valores após corrigir as pendências com o Fisco.
Os cinco lotes regulares de restituição são distribuídos nos últimos dias úteis de cada mês, de acordo com o cronograma abaixo:
A consulta a cada lote de restituição do Imposto de Renda 2025 será liberada uma semana antes da data de pagamento.
Invista em informação
As notícias mais importantes sobre mercado, investimentos e finanças pessoais direto no seu navegador