Publicidade

Educação Financeira

Vale a pena investir em ações em um IPO?

Entre as empresas que fizeram IPO na B3 desde 2004, mais da metade teve rendimentos superiores ao Ibovespa

Vale a pena investir em ações em um IPO?
(Fonte: Shutterstock)
  • IPO é uma forma de atrair recursos dos investidores para as empresas, por meio da distribuição de valores mobiliários
  • O primeiro passo para uma companhia abrir o seu capital é se cadastrar na Comissão de Valores Mobiliários

(Por Aléxis Cerqueira Góis, especial para o E-Investidor) – O histórico mostra que investir em IPO no Brasil pode ser um ótimo negócio. Desde 2004, 113 empresas realizaram a oferta inicial de ações na B3. Destas, 72, ou 64% do total, apresentaram um rendimento superior ao Ibovespa dois meses depois da abertura de capital, de acordo com levantamento realizado pela consultoria Economatica.

Quando considerado o período de seis meses depois do IPO, esse índice cai para 56%, o que é ainda um número relativamente bom. No entanto, acende o alerta para o investidor, que deve analisar bem se a companhia que está estreando na bolsa de valores merece a aplicação de parte de seus recursos a longo prazo.

Não existe um padrão para o desempenho das ações de uma empresa que está fazendo um IPO e iniciando as suas atividades de negociação na bolsa. O mercado pode reagir de formas diferentes às decisões de investimento realizadas pela companhia, especialmente, diante do cenário econômico.

Publicidade

Conteúdos e análises exclusivas para ajudar você a investir. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Confira quais são os requisitos de uma empresa para fazer a abertura de capital e como avaliar se vale a pena comprar ações em um IPO.

Quais são os requisitos para fazer um IPO?

A sigla IPO significa oferta pública inicial em inglês. (Fonte: Shutterstock/patpitchaya/Reprodução)

A abertura de capital, ou IPO, é uma forma de atrair o dinheiro dos investidores para as empresas, por meio da distribuição de valores mobiliários. As empresas de capital aberto podem emitir títulos ou ações, permitindo aos investidores se tornarem seus “sócios minoritários”. Em troca, a companhia tem acesso a formas exclusivas de captação de recursos.

O primeiro passo para uma companhia fazer um IPO é se cadastrar na Comissão de Valores Mobiliários (CVM). Somente empresas com natureza de sociedade anônima, ou seja, cujo capital social está distribuído entre vários sócios, estão habilitadas ao cadastro. O negócio também precisa ter uma política sólida de governança corporativa e transparência em sua prestação de contas.

Depois, é necessário efetuar o cadastramento na B3 de um prospecto com as demonstrações contábeis dos últimos três anos. A Bolsa de Valores vai avaliar a conveniência da abertura de capital e indicar um auditor independente, bem como um coordenador líder para acompanhar o processo.

Até mesmo empresas de pequeno e médio porte podem solicitar a abertura de capital. No entanto, os altos custos envolvidos no processo tornam o IPO possível apenas para grandes empresas. O processo de abertura de capital pode demorar cerca de 1 ano e o custo pode chegar a milhões de reais.

Como avaliar se vale a pena comprar ações de um IPO

O investimento em IPO requer uma análise mais trabalhosa do que as das ações já negociadas na bolsa. (Fonte: Shutterstock/SFIO CRACHO/Reprodução)

Diferentemente das ações com um longo histórico na bolsa de valores, os investidores que desejam participar de um IPO têm poucas informações à sua disposição. A auditoria dos três últimos anos de demonstrações financeiras ajuda um pouco, mas é um período extremamente curto que não permite avaliar como a companhia se comporta em diferentes ciclos econômicos.

As decisões também não podem ser tomadas com base nas tendências de uma ação a partir da observação da análise gráfica, visto que a empresa estreante nunca teve ações negociadas na bolsa de valores.

Publicidade

As informações sobre as operações da empresa não estarão na área de relações com investidores, como é de costume no site de uma companhia aberta. Dessa forma, o investidor precisa se esforçar mais para conseguir informações de qualidade para garantir os ganhos na abertura capital de uma companhia. Confira alguns passos que podem orientar na busca de dados.

1. Saiba por que a empresa está fazendo um IPO

As empresas podem abrir o capital por motivos diversos e nem todas estão preparadas para isso. Algumas estão em busca de recursos para alavancar seus projetos e expandir os seus negócios, enquanto outras almejam elevar seu capital social para reduzir seu nível de endividamento.

Existem companhias que podem estar aproveitando o bom momento do mercado para realizar o IPO sem ter, na verdade, uma estrutura adequada. Dessa maneira, entender o motivo da empresa estar abrindo seu capital é um passo fundamental antes de comprar ações em um IPO.

2. Entenda como está o momento econômico

A perspectiva do mercado de atuação da empresa é outra coisa imprescindível para ser avaliada para ver se vale a pena comprar as ações do IPO.

Como está o segmento da companhia: em expansão ou retração? Como o setor reage às oscilações econômicas? Como está o estágio de maturidade do mercado: quais são as oportunidades e os riscos da área em que a empresa atua?

Conhecendo o ambiente que está inserido é possível estimar se a empresa terá rentabilidade a longo prazo e, portanto, se é interessante investir em seu IPO.

3. Avalie o histórico da companhia

O investidor pode consultar o histórico da empresa a partir do prospecto que elas são obrigadas a divulgar. Com isso, é possível analisar a consistência e a clareza dos dados, o que pode dar indícios da seriedade e da possibilidade de rendimento da companhia.

Se uma empresa apresentar dados além dos exigidos, como demonstrações contábeis além das três últimas, o investidor poderá tomar uma decisão mais segura e verificar melhor a consistência das informações.

Publicidade

Compare os demonstrativos financeiros com as principais empresas do setor e verifique se a companhia estreante na bolsa tem vantagem competitiva sobre seus concorrentes.

4. Faça uma análise fundamentalista

Nem todas as ofertas públicas são oportunidades, algumas companhias podem estar supervalorizadas. Mesmo que uma análise gráfica não seja possível para uma empresa que está fazendo IPO, ainda é possível realizar uma análise fundamentalista para decidir se a ação vale a pena ser comprada.

Uma forma simples de verificar se o preço das ações na oferta inicial está alto é aplicar os mesmos múltiplos utilizados para as concorrentes que já estão na bolsa.

O principal é o P/L, ou preço sobre lucro, que mostra o quanto o valor de uma ação supera a lucratividade gerada pela empresa. Se o valor for baixo, o IPO é uma oportunidade de investimento. Caso contrário, é necessário entender o motivo do índice estar alto antes de investir.

5. Confira a opinião de especialistas

A reunião e análise de todas as informações de um IPO pode tomar bastante tempo e requer conhecimento técnico. Portanto, um atalho para o investidor menos experiente é procurar a opinião de especialistas que costumam emitir relatórios e recomendações sobre as principais aberturas de capital da bolsa.

Como saber quais são os próximos IPOs

B3, CVM e corretoras de valores fornecem informações dos próximos IPOs. (Fonte: Shutterstock/Maxx-Studio/Reprodução)

A fila para abrir capital na bolsa de valores é bem dinâmica. A partir do site da CVM e da B3 é possível acompanhar os IPOs que estão em análise e em andamento.

As corretoras de valores também têm áreas específicas em seus portais com informações quando as ofertas públicas abrem o período de reserva. Para garantir a participação, o investidor precisa ter conta em uma das corretoras que participam da operação.

Web Stories

Ver tudo
<
>

Informe seu e-mail

Faça com que esse conteúdo ajude mais investidores. Compartilhe com os seus contatos