O Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) da cidade de São Paulo terá um reajuste de 4,3% em 2024 na comparação o valor cobrado em 2023, mostra o edital publicado pela prefeitura na quarta-feira (3).
Leia também
A cidade vai viabilizar um desconto de 3% sobre o valor para o pagamento à vista, que deve ser feito em fevereiro. Já quem optar pelo parcelamento do imposto deve quitá-lo em 10 parcelas. Os boletos devem chegar aos contribuintes a partir de 24 de janeiro.
De acordo com a prefeitura, não haverá envio mensal de boletos de pagamento do IPTU para quem optar pelo pagamento parcelado. “Quem optar pelo parcelamento receberá posteriormente, num único formulário, todos os boletos para pagamento das parcelas seguintes. Esses boletos poderão continuar a ser pagos mensalmente, conforme os vencimentos de cada parcela”, diz a prefeitura.
Publicidade
Conteúdos e análises exclusivas para ajudar você a investir. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
As datas de vencimento do primeiro pagamento vão de 1 a 29 de fevereiro. O dia do vencimento da parcela de cada imóvel é escolhido pelo proprietário no momento do cadastro do mesmo no sistema da prefeitura.
Já os que não escolheram tendem a ter todas as parcelas de vencimento nos dias 9 ou 14 dos nove meses subsequentes a fevereiro.
Além da forma tradicional de boleto, o paulistano também poderá pagar o tributo via Pix. Para emitir a guia de pagamento com o código o contribuinte deve acessar o site da prefeitura.
A administração da capital paulista também faz um alerta para golpes e ressalta que não envia cobranças ou links para pagamentos de tributos por e-mail, SMS ou WhatsApp.