Educação Financeira

Vale a pena pagar o IPTU à vista? Veja as opções de acordo com o seu perfil

O dinheiro pode ser usado para investir, mas é necessário planejamento

Vale a pena pagar o IPTU à vista? Veja as opções de acordo com o seu perfil
IPTU 2024: imposto pode ter até 11% de desconto em Porto Alegre Foto: Envato Elements

Janeiro é popularmente lembrado por ser o mês dos impostos. O brasileiro mal termina de celebrar um novo ano e as prefeituras já lançam os calendários do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU). A cidade do Rio de Janeiro divulgou as informações antes mesmo da virada do ano, no dia 27 de dezembro. Já a capital paulista informou o calendário na última quarta-feira (03).

Mesmo sendo uma conta previsível, muitas pessoas precisam se organizar financeiramente para pagar esse imposto e sempre tem aquela grande dúvida: vale a pena pagar o IPTU à vista com desconto?

Em São Paulo, quitar o IPTU de 2024 em uma única parcela pode gerar um desconto de 3% para o contribuinte. Já no Rio de Janeiro, o percentual de desconto é de 7% da quantia total. Para os economistas ouvidos pelo E-Investidor, saber se pagar a prazo ou à vista é mais vantajoso é algo que depende muito da situação de cada pessoa.

Publicidade

Conteúdos e análises exclusivas para ajudar você a investir. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Para Juliana Inhasz, economista e professora do Insper, o primeiro passo é saber de onde o dinheiro será retirado para fazer o pagamento à vista. “Se o único recurso disponível para pagar à vista está aplicado em um investimento, e se o rendimento for superior ao desconto do IPTU pago em uma única parcela, o melhor é pagar a prazo”, diz Inhasz.

No entanto, a economista comenta que se o indivíduo não tiver o dinheiro para pagar as parcelas nos próximos meses, o melhor é desfazer o investimento e honrar com os pagamentos.

“Outro ponto é que não vale a pena pegar empréstimo para pagar o IPTU à vista por causa do desconto. Se a pessoa não tiver o dinheiro para pagar à vista, o melhor é ir para o parcelado”, afirma.

Pagar o IPTU à vista ou investir?

A economista também afirma que se o contribuinte tiver dinheiro sobrando para pagar à vista, mas sabe que nos próximos meses vai ter a quantia necessária para honrar com todas as parcelas, o melhor é investir. “Hoje os títulos da renda fixa do tesouro podem pagar 10% ao ano, visto que a taxa básica de juros da economia, a Selic, está em 11,75%. Sendo assim, o valor investido rende mais que o desconto dado pela prefeitura. Mas, para isso, a pessoa deve ter a como pagar todas as parcelas do IPTU nos próximos meses”, explica.

Já Acilio Marinello, professor da Trevisan Escola de Negócios, comenta que para dar esse passo, a pessoa precisa estar muito segura do que quer fazer. Ele afirma que o  ideal é encontrar um título pré-fixado, pois a tendência da Selic é de queda. “Os mais otimistas do mercado calculam que a taxa básica de juros pode ir de 11,75% para 8% até o final do ano. Ou seja, se o investimento for aplicado no CDI, que segue a Selic, a rentabilidade pode encolher. Desse modo, o pré-fixado é melhor, pois ele faz o uso da Selic a 11,75%”, afirma Marinello.

Todavia, o professor comenta que se investidor sair do título antes do vencimento, ele sofre marcação a mercado, o que pode provocar perdas na rentabilidade. Sendo assim, se o dinheiro for utilizado para investimento, ele precisa ficar aplicado até o fim para que essa opção escolhida seja vantajosa.

Além do investimento, existe a possibilidade do consumo. As pessoas sempre se questionam se vale a pena pagar o tributo à vista ou para comprar algum item de uso pessoal. Marinello diz que o melhor é comparar. “Se o valor do desconto do produto à vista for maior que o do IPTU, o melhor é comprar o produto. Agora, se o desconto do IPTU for maior que o do item pessoal, o melhor é pagar o imposto”, diz.

Publicidade

Por fim, Juliana Inhasz, do Insper, recomenda que o consumidor deve questionar a necessidade do produto. “Se for algo que eu preciso urgentemente, o melhor é comprar, mas se não for necessário e o indivíduo pode deixar para depois, o melhor é pagar o IPTU à vista”, conclui Inhasz.