

Nathalia Arcuri, especialista em finanças e CEO da Me Poupe!, plataforma de entretenimento financeiro, se tornou um fenômeno nos últimos anos.
Publicidade
Nathalia Arcuri, especialista em finanças e CEO da Me Poupe!, plataforma de entretenimento financeiro, se tornou um fenômeno nos últimos anos.
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Formada em Jornalismo, ela largou o emprego em uma emissora de televisão movida pela vontade de criar conteúdo que explica de forma clara e didática o mundo das finanças pessoais.
O Blog Me Poupe! foi criado em 2015 e, a partir daí, Arcuri levou sua marca para o YouTube, o rádio e a TV. Na continuação da série Elas indicam, que traz as recomendações culturais de mulheres do mercado financeiro, ela fala por que estes três livros são os seus preferidos.
Esse livro fala de psicologia econômica e foi escrito por um ganhador do Prêmio Nobel de Economia! Ou seja, é um livro pra ler rabiscando e prestando muita atenção mesmo. Kahneman fala sobre dois sistemas que controlam o nosso cérebro: o sistema 1 e o sistema 2. O sistema 1 é o rápido, e o sistema 2 é o devagar. Por isso o nome do livro.
Publicidade
Conteúdos e análises exclusivas para ajudar você a investir. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Costumo usar muito essa referência em conteúdos e no meu curso, mas, para quem iniciou agora no mundo da psicologia econômica, eu vou resumir: o sistema 1 é o que toma decisões imediatas, e o sistema 2 é o que “pensa” antes de fazer. Mas Nathalia, o que isso tem a ver com o dinheiro? Bem, o sistema 2 é o que faz compras por impulso e esse livro é muito importante para quem quer diminuir os gastos desnecessários e aumentar o volume do sistema 1.
Considero este livro uma obra prima. O porquê de gostar tanto? O próprio nome já explica: ele me ensinou a sempre começar pelo porquê. O autor basicamente fala sobre empreendedorismo e como as empresas mais valiosas do mundo tem um porquê muito forte para existir, com funcionários e executivos sempre alinhados com a mensagem.
No final do dia, todos sabem o que estão fazendo ali. Isso faz com que um negócio se torne único, pois ninguém será capaz de copiar a essência de uma companhia. Por exemplo, a Apple aplica simplicidade e inovação como conceito e isso, ninguém conseguirá replicar. E como isso tem a ver com o investidor? Ele também sempre precisará entender todos os porquês: por que estou fazendo isso? Por que devo ter metas? Por que devo investir? Sabendo as respostas dessas questões e unindo as metas e disciplina, o sucesso é garantido.
A frase que mais me marcou nesta leitura foi: Inovação é muito diferente de novidade.
Sim, a terceira indicação é o meu primeiro livro e não indico somente porque é de minha autoria, mas sim, porque ele é ótimo para quem está iniciando no universo financeiro e eu realmente só escrevi porque não encontrei algo parecido quando era eu quem queria entender mais. Com linguagem simples e descomplicada, eu busquei trazer dicas e orientações sobre como quitar dívidas, poupar e investir para ter ainda mais dinheiro e alcançar a liberdade financeira.
Invista em informação
As notícias mais importantes sobre mercado, investimentos e finanças pessoais direto no seu navegador