Educação Financeira

Nathalia Arcuri recomenda livros de gestão e estratégia para o investidor

Série "Elas indicam" traz as recomendações da especialista em finanças

Nathalia Arcuri recomenda livros de gestão e estratégia para o investidor
Nathalia Arcuri (Foto: Nilton Fukuda/Estadão)
  • Formada em Jornalismo, ela largou o emprego em uma emissora de televisão movida pela vontade de criar conteúdo que explica de forma clara e didática o mundo das finanças pessoais
  • O Blog Me Poupe! foi criado em 2015 e, a partir daí, Arcuri levou sua marca para o YouTube, o rádio e a TV

Nathalia Arcuri, especialista em finanças e CEO da Me Poupe!, plataforma de entretenimento financeiro, se tornou um fenômeno nos últimos anos.

Formada em Jornalismo, ela largou o emprego em uma emissora de televisão movida pela vontade de criar conteúdo que explica de forma clara e didática o mundo das finanças pessoais.

O Blog Me Poupe! foi criado em 2015 e, a partir daí, Arcuri levou sua marca para o YouTube, o rádio e a TV. Na continuação da série Elas indicam, que traz as recomendações culturais de mulheres do mercado financeiro, ela fala por que estes três livros são os seus preferidos.

Rápido e devagar, de Daniel Kahneman

Esse livro fala de psicologia econômica e foi escrito por um ganhador do Prêmio Nobel de Economia! Ou seja, é um livro pra ler rabiscando e prestando muita atenção mesmo. Kahneman fala sobre dois sistemas que controlam o nosso cérebro: o sistema 1 e o sistema 2. O sistema 1 é o rápido, e o sistema 2 é o devagar. Por isso o nome do livro.

Publicidade

Conteúdos e análises exclusivas para ajudar você a investir. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Costumo usar muito essa referência em conteúdos e no meu curso, mas, para quem iniciou agora no mundo da psicologia econômica, eu vou resumir: o sistema 1 é o que toma decisões imediatas, e o sistema 2 é o que “pensa” antes de fazer. Mas Nathalia, o que isso tem a ver com o dinheiro? Bem, o sistema 2 é o que faz compras por impulso e esse livro é muito importante para quem quer diminuir os gastos desnecessários e aumentar o volume do sistema 1.

Comece pelo porquê, de Simon Sinek

Considero este livro uma obra prima. O porquê de gostar tanto? O próprio nome já explica: ele me ensinou a sempre começar pelo porquê. O autor basicamente fala sobre empreendedorismo e como as empresas mais valiosas do mundo tem um porquê muito forte para existir, com funcionários e executivos sempre alinhados com a mensagem.

No final do dia, todos sabem o que estão fazendo ali. Isso faz com que um negócio se torne único, pois ninguém será capaz de copiar a essência de uma companhia. Por exemplo, a Apple aplica simplicidade e inovação como conceito e isso, ninguém conseguirá replicar. E como isso tem a ver com o investidor? Ele também sempre precisará entender todos os porquês: por que estou fazendo isso? Por que devo ter metas? Por que devo investir? Sabendo as respostas dessas questões e unindo as metas e disciplina, o sucesso é garantido.

A frase que mais me marcou nesta leitura foi: Inovação é muito diferente de novidade.

Me Poupe! 10 passos pra nunca mais faltar dinheiro no seu bolso, de minha própria autoria.

Sim, a terceira indicação é o meu primeiro livro e não indico somente porque é de minha autoria, mas sim, porque ele é ótimo para quem está iniciando no universo financeiro e eu realmente só escrevi porque não encontrei algo parecido quando era eu quem queria entender mais. Com linguagem simples e descomplicada, eu busquei trazer dicas e orientações sobre como quitar dívidas, poupar e investir para ter ainda mais dinheiro e alcançar a liberdade financeira.

Informe seu e-mail

Faça com que esse conteúdo ajude mais investidores. Compartilhe com os seus contatos