Educação Financeira

Como funciona o limite do cartão de crédito Nubank? Evite dívidas!

Nesta segunda-feira (2), diversos clientes da banco informaram no Twitter que tiveram o limite aumentado

Como funciona o limite do cartão de crédito Nubank? Evite dívidas!
(Foto: Paulo Whitaker/Reuters)
  • Em levantamento da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), 78% das famílias afirmam ter dívidas com o cartão de crédito.
  • Quando bem utilizado, o cartão de crédito é uma ferramenta poderosa que, além de detalhar exatamente onde cada centavo do seu dinheiro foi gasto, ainda fornece alguns benefícios extras, como milhas e cashback, por exemplo

Como funciona o limite do cartão de crédito Nubank? Na hora de organizar as finanças pessoais, é importante dar atenção ao valor disponível em seu cartão. Afinal, de acordo com a análise de seu perfil de risco e consumo, o banco pode conceder um crédito extra, mesmo sem avisar.

Por exemplo, em março de 2021, diversos clientes do Nubank usaram o Twitter para postar prints que mostram notificações do banco aumentando seus limites. Inclusive, a tag #Nubank chegou a ficar entre os assuntos mais comentados da rede social, com 12,9 mil publicações.

Pensando em ajudar você a controlar os gastos com o cartão de crédito, o E-Investidor entrevistou especialistas em educação financeira para saber como usar o limite do cartão de crédito com sabedoria. Mesmo se o Nubank aumentar o valor, o bom senso é fundamental.

Qual o perigo de não saber como funciona o limite do cartão de crédito Nubank?

Com o objetivo de evitar a contração de dívidas, é essencial compreender como funciona o limite do cartão de crédito Nubank a fim de manter um nível de consumo que esteja em harmonia com a sua realidade financeira.

Publicidade

Conteúdos e análises exclusivas para ajudar você a investir. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Segundo levantamento da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), a média de famílias endividadas no ano de 2021 no Brasil atingiu o recorde de 70,9%. Esse é o maior índice dos últimos 11 anos.

Para Carol Stange, educadora em finanças pessoais, a maior armadilha do cartão de crédito é fugir do controle. “De parcelinha em parcelinha você acaba tendo um faturão. Muitos clientes só param de usar a ferramenta quando ela é recusada no estabelecimento, mas, na verdade, a pessoa deveria ter parado antes”, diz.

Quando bem utilizado, o cartão de crédito é uma ferramenta poderosa que, além de detalhar exatamente onde cada centavo do seu dinheiro foi gasto, ainda fornece alguns benefícios extras, como milhas e cashback, por exemplo.

Por que é importante conferir o limite do cartão de crédito Nubank antes de fazer compras?

Se você não tem controle sobre o funcionamento  do limite do cartão de crédito Nubank,  talvez faça mais compras do que é capaz de pagar no final do mês. Com isso, pode ser necessário parcelar a fatura, transformando a dívida em uma enorme bola de neve.

Isso porque os cartões de crédito têm um dos juros mais altos do país, o temido rotativo que está em uma média de 398% ao ano de acordo com o Banco Central (BC). Esse é o valor mais alto dos últimos tempos  e deve permanecer elevado enquanto a Selic estiver alta.

Assim, quem não paga o valor integral da sua fatura, ou seja, qualquer valor entre o mínimo e o integral, vai ter de pagar a taxa, pagando muito mais caro no final das contas.

Publicidade

Para Virginia Prestes, professora de finanças e investimentos na Faap, parcelar a fatura ou usar o rotativo é um péssimo negócio. ”O juros do cartão de crédito é o maior que existe, mesmo comparando com outras linhas de crédito, que a pessoa possa ter. É um crédito de caráter emergencial”, diz.

Como usar com sabedoria o limite do cartão de crédito Nubank?

O segredo para usar o limite do cartão Nubank com sabedoria é o controle, tanto financeiro como emocional, e acompanhar os gastos bem de perto. Seja diariamente, por semana ou a cada 15 dias. “Mas nunca apenas mensalmente, só quem tem extremo controle da ferramenta pode fazer desta forma”, explica Stange.

Entre os pontos positivos, Prestes destaca que o cartão pode ajudar a organizar as finanças pessoais, justamente por você ter à disposição todos os seus gastos mensais planilhados, separados por categoria na hora de consultar a fatura.

“A grande questão é organização financeira e disciplina. Se a pessoa souber lidar com o cartão da melhor maneira, pode aproveitar os benefícios de postergar pagamentos e parcelar sem juros quando não tiver o desconto à vista e se organizar por meio do cartão”, afirma Prestes.

Além disso, evite gastar um valor que seja maior do que seu próprio salário, mesmo que o banco forneça limite para isso, já que pode acabar sendo um incentivo para gastar além do que deveria.

“Se a pessoa sabe que tem um viés de descontrole, é só ligar para o banco e diminuir esse limite. Ninguém é obrigado a ter um crédito acima das suas condições financeiras”, conclui Prestes.

Publicidade

Informe seu e-mail

Faça com que esse conteúdo ajude mais investidores. Compartilhe com os seus contatos