Educação Financeira

O que é e como funciona o Tesouro Direto?

Investir no Tesouro é uma das opções mais seguras em renda fixa

O que é e como funciona o Tesouro Direto?
Fonte: Shutterstock/ Brenda Rocha - Blossom/Reprodução
  • O Tesouro oferece títulos com diferentes tipos de rentabilidade, prazos de vencimento e fluxos de remuneração
  • As aplicações e os resgates podem ser feitos em dias úteis das 9h30 às 18h, com os preços e taxas negociados pelo mercado no momento da operação

O Tesouro Direto está entre as opções mais seguras de investimento em renda fixa. Implementado em 2002 a partir da parceria entre o Tesouro Nacional e a B3, o programa possibilita a compra e a venda de títulos públicos, que funcionam como uma espécie de empréstimo ao governo.

A aplicação mínima é de R$ 30,00, e a máxima alcança o valor mensal de R$ 1 milhão por pessoa. É importante destacar que o investidor pode optar por informar o valor financeiro ou a quantidade de títulos que deseja comprar.

Caso selecione o valor, o próprio sistema do Tesouro ajusta automaticamente para a quantia mais próxima que corresponda a uma quantidade de títulos múltipla de 0,01, com as taxas de serviços já incluídas. Confira aqui o passo a passo para realizar o investimento na plataforma.

Publicidade

Conteúdos e análises exclusivas para ajudar você a investir. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

As aplicações e os resgates podem ser feitos em dias úteis das 9h30 às 18h, com os preços e taxas negociados pelo mercado no momento da operação. Podem ocorrer paralisações, em dias de grande volatilidade, como forma de proteger os investidores. Além disso,  das 5h às 9h30, o sistema permanece em manutenção.

O Tesouro oferece títulos com diferentes tipos de rentabilidade, prazos de vencimento e fluxos de remuneração. Exemplos são o Tesouro IPCA, cujo rendimento está atrelado à variação da inflação mais uma taxa prefixada de juros, e o Tesouro Selic, título pós-fixado associado a Selic. A opção mais nova é o Tesouro Renda+, voltado para o planejamento da aposentadoria, como pode ser conferido nesta reportagem.

Informe seu e-mail

Faça com que esse conteúdo ajude mais investidores. Compartilhe com os seus contatos