O Banco Central confirmou nesta segunda-feira (14) a ocorrência de problemas técnicos no Sistema de Pagamentos Instantâneos (SPI) que afetaram o funcionamento do Pix pela manhã. De acordo com a instituição, as falhas já foram resolvidas.
Leia também
Na plataforma Downdetector, que monitora serviços online, foram exibidas notificações sobre diferentes instituições financeiras. Os problemas começaram a ser reportados a partir das 1oh.
Diante de uma situação de falha do sistema de pagamento instantâneo, os consumidores podem se questionar sobre como agir. O recomendado inicialmente é tentar atualizar o aplicativo do banco onde o cliente tem conta, já que uma das causas para o Pix estar fora do ar é a desatualização do app.
Publicidade
Conteúdos e análises exclusivas para ajudar você a investir. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Caso esse procedimento não resolva, a outra alternativa é entrar em contato diretamente com o Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) da própria instituição ou com sua ouvidoria. Se nada disso adiantar, o cliente pode reportar uma queixa nos órgãos de defesa do consumidor, como o Procon.
Existe ainda uma página do próprio Banco Central para reclamações sobre instituições financeiras. Basta acessar esta plataforma, clicar em “Registrar reclamação” e entrar com o login Gov.br. Depois, é só informar o problema enfrentado. Posteriormente, o órgão encaminhará a queixa ao banco, que deverá enviar uma resposta ao usuário, dentro do prazo de dez dias úteis.
Caso a falha ocorra no sistema do próprio Pix, como aconteceu nesta segunda-feira, a alternativa é esperar uma solução do Banco Central. Nesse caso, todas as instituições financeiras terão o mesmo problema.