Criado em 2002, o Tesouro Direto é um programa do Tesouro Nacional em parceria com a B3 (B3SA3) para a venda de títulos públicos federais a pessoas físicas de forma online. O objetivo do projeto é democratizar o acesso a esses títulos, permitindo aplicações a partir de R$ 30.
Leia também
Os títulos do Tesouro Direto têm variados tipos de rentabilidade, incluindo prefixada, atrelada à inflação e à taxa Selic. Além disso, há uma gama de prazos de vencimento e diferentes formas de remuneração.
Além de acessível e diversificado, os títulos proporcionam boa rentabilidade e liquidez diária, sendo a aplicação de menor risco do mercado. De forma simples, ao comprar um título do Tesouro Direto, o investidor está “emprestando” dinheiro ao governo, que devolve o valor investido com juros.
Tipos de Títulos Públicos Disponíveis
No Tesouro Direto, existem diferentes tipos de títulos públicos. Os principais são:
Títulos Prefixados
Oferecem uma rentabilidade fixa, conhecida no momento da compra. Os exemplos incluem o Tesouro Prefixado (LTN) e o Tesouro Prefixado com Juros Semestrais (NTN-F).
Títulos Pós-Fixados
A rentabilidade está atrelada a um indexador, como a taxa Selic ou a inflação, e é conhecida apenas no momento do resgate. Exemplos são o Tesouro Selic (LFT) e o Tesouro IPCA+ com Juros Semestrais (NTN-B).
Títulos Híbridos
Combinam uma taxa de juro fixa com a variação da inflação. Um exemplo é o Tesouro IPCA+ (NTN-B Principal).
Desvantagens do Tesouro Direto
Ao considerar investir em títulos públicos, é importante estar ciente de alguns desafios. Um dos principais é o risco de prejuízo em caso de venda antecipada dos títulos. Se um investidor decide vender antes do vencimento, pode ser impactado pelas variações de mercado, que ajusta o valor dos títulos conforme as condições atuais. Isso pode resultar em um valor de venda inferior ao esperado, causando perdas financeiras.
Publicidade
Conteúdos e análises exclusivas para ajudar você a investir. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Também é necessário ter um nível de conhecimento e conforto com o uso de plataformas on-line. Todo o processo de compra, venda e gestão dos títulos públicos é feito pelo site do Tesouro Direto.