• Logo Estadão
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Assine estadão Cavalo
entrar Avatar
Logo Estadão
Assine
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Direto da Faria Lima
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Direto da Faria Lima
  • Negócios
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
  • Newsletter
  • Guias Gratuitos
  • Colunistas
  • Vídeos
  • Áudios
  • Estadão

Publicidade

Educação Financeira

Novo imposto de herança na previdência: entenda a cobrança em discussão na Câmara

Segundo novo relatório,os investidores que ficarem mais de cinco anos no VGBL ficarão isentos do ITCMD; veja os detalhes

Por Murilo Melo

09/07/2024 | 13:31 Atualização: 09/07/2024 | 14:46

Foto: Envato Elements
Foto: Envato Elements

O comitê encarregado da revisão da reforma tributária decidiu reinstaurar o imposto sobre herança em planos de previdência privada, como o Plano Gerador de Benefício Livre (PGBL) e Vida Gerador de Benefício Livre (VGBL), com algumas condições. Conforme relatado pelo Estadão, o novo relatório divulgado na segunda-feira (8) determina que investidores que mantiverem seus aportes no VGBL por mais de cinco anos estarão isentos do Imposto sobre Transmissão Causa Mortis e Doação (ITCMD).

Leia mais:
  • Usucapião de herança: como se tornar dono de imóvel sem pagar
  • O segredo dos donos de imóveis para facilitar a herança e diminuir impostos
Imagem de background da newsletter Imagem de background da newsletter no mobile
News E-Investidor

Assine a nossa newsletters e receba notícias sobre economia, negócios e finanças direto em seu e-mail

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

  • Reforma tributária: como o imposto na compra e venda de imóvel pode afetar o seu bolso

Essa isenção, entretanto, não deve se aplicar ao PGBL, conforme os membros do grupo de trabalho. Os investidores em PGBL devem ser tributados independentemente do período de investimento. No entanto, esse detalhe ainda não está completamente definido e poderá ser revisado.

  • Reforma Tributária: Imposto sobre compra e venda de imóveis pode chegar a 25%; entenda

O intuito dessa cláusula temporal é prevenir que pessoas físicas transfiram seus investimentos para fundos VGBL apenas com o objetivo de evitar a tributação estadual sobre heranças. “Planejamento fiscal de patrimônio no século 21: chega na hora de fazer transmissão de herança, vende tudo, aplica em um dos fundos para não pagar imposto. Isso é uma vergonha. Veja se a classe média faz isso”, argumentou Luiz Carlos Hauly (Podemos-PR), um dos membros do grupo, apontando que a prática é adotada pelas classes mais altas.

O deputado Ivan Valente (PSOL-SP) reforçou a avaliação de que PGBL e VGBL são usados como meios de evitar a tributação, ao transferir patrimônio para o VGBL no último momento para escapar do imposto. Ele mencionou que, atualmente, a alíquota máxima do tributo é de 8%, conforme resolução do Senado, mas defende que esse teto seja aumentado futuramente.

A pedido do deputado Ivan Valente, os parlamentares concordaram que grandes patrimônios serão sujeitos à alíquota máxima do ITCMD. A definição do que constitui “grandes patrimônios” ficará sob a responsabilidade dos Estados, que terão a prerrogativa de decidir se adotarão ou não essa cobrança.

Publicidade

Conteúdos e análises exclusivas para ajudar você a investir. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

A tributação sobre PGBL e VGBL estava incluída na minuta do projeto de lei complementar elaborada pelo Ministério da Fazenda, como reportado pelo Estadão em junho, mas foi retirada após críticas negativas. No entanto, o tema é de grande interesse dos governadores, responsáveis pelo ITCMD, levando-os a pleitear o retorno dessa previsão.

Alguns estados, como Minas Gerais, já aplicam essa tributação, mas não há uma regra nacional unificada, o que tem gerado questionamentos judiciais. Em Minas, tanto VGBL quanto PGBL são taxados independentemente do prazo de aplicação. Já o Rio de Janeiro tributa apenas os PGBLs, não os VGBLs, enquanto São Paulo não impõe tributação sobre nenhum dos dois.

Seguro em previdência privada terá imposto?

O parecer dos legisladores reitera a proposta inicial do Ministério da Fazenda de tributar apenas os planos de previdência voltados para o planejamento sucessório, excluindo os que possuem cobertura de seguro, como indenizações por morte ou invalidez. Isso implica que os montantes acumulados ao longo dos anos serão tributados, enquanto as indenizações por seguro permanecerão isentas de impostos estaduais.

Se aprovada, a legislação complementar deve permitir que cada estado decida sobre a aplicação dessa cobrança em VGBL e PGBL, atualmente adotada por alguns governadores e enfrentando desafios judiciais. A entrada em vigor da lei deve respeitar os princípios da anterioridade, podendo ocorrer após 90 dias da publicação ou no ano seguinte, se aprovada este ano, com vigência a partir de 2025. A questão também está sob análise no Supremo Tribunal Federal (STF), com repercussão geral.

O Comitê Gestor em Brasília vai coordenar o funcionamento do IBS, abrangendo desde a fiscalização até a cobrança do imposto, em um esforço para harmonizar este sistema com a estrutura existente da Receita Federal para a CBS. Um Comitê de Harmonização entre os dois impostos, conforme definido no primeiro projeto de lei da reforma, será responsável por resolver questões de contencioso administrativo.

Publicidade

O texto também prevê uma regra de transição até 2057 para que os estados ajustem sua contribuição máxima ao fundo de combate à pobreza (Fecop) a 1% do IBS, atendendo especialmente ao Estado do Rio de Janeiro, que atualmente supera esse limite.

Além disso, o projeto estipula uma quota mínima de 30% de mulheres nas instâncias executivas, de correição, de auditoria e de julgamento dentro do Comitê Gestor do IBS.

Entenda o imposto de herança na previdência em 13 pontos rápidos

  • Comitê revisa reforma tributária, reintroduzindo imposto sobre herança em PGBL e VGBL com condições.
  • Investidores no VGBL por mais de cinco anos ficarão isentos do ITCMD, segundo novo relatório.
  • PGBL não terá isenção, mas detalhes ainda não estão definidos.
  • Objetivo é evitar transferência de patrimônio para evitar tributação estadual.
  • Deputado critica uso de PGBL e VGBL para evitar impostos sobre herança.
  • Governadores pressionam por retorno da tributação, já aplicada em alguns estados.
  • Legisladores reafirmam proposta original da Fazenda de tributar apenas planos de previdência para sucessão, excluindo os com seguro como indenizações por morte ou invalidez.
  • Estados decidirão sobre tributação de VGBL e PGBL se aprovada legislação, já adotada por alguns governadores e enfrentando desafios judiciais.
  • Lei respeitará princípios da anterioridade, podendo vigorar após 90 dias da publicação ou no ano seguinte se aprovada este ano, com efeito a partir de 2025, tema em análise no STF.
  • Comitê Gestor em Brasília coordenará IBS, integrando fiscalização e cobrança com estrutura da Receita Federal para a CBS.
  • Comitê de Harmonização resolverá questões de contencioso entre IBS e CBS conforme primeiro projeto de reforma.
  • Regra de transição até 2057 para estados ajustarem contribuição máxima ao Fecop a 1% do IBS, atendendo ao Rio de Janeiro.
  • Projeto estipula 30% de mulheres nas instâncias executivas, de correição, de auditoria e de julgamento no Comitê Gestor do IBS.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Compartilhe:
  • Link copiado
O que este conteúdo fez por você?

Informe seu e-mail

Tudo Sobre
  • Ágora Investimentos | E-Investidor
  • Conteúdo E-Investidor
  • imposto
  • Imposto de herança
  • ITCMD
  • Plano Gerador de Benefício Livre (PGBL)
  • Previdência privada
  • Vida Gerador de Benefícios Livres (VGBL)
Cotações
02/09/2025 8h14 (delay 15min)
Câmbio
02/09/2025 8h14 (delay 15min)

Publicidade

Mais lidas

  • 1

    Imposto de Renda 2025: é possível saber em qual lote vou receber a restituição? Saiba como

  • 2

    FGTS: quando cai o saque-aniversário? Confira datas e valores

  • 3

    Golpe do “Pix errado”: veja como funciona e como não ser enganado

  • 4

    Imposto de Renda 2025: a partir de qual valor é preciso declarar?

  • 5

    Imposto de Renda 2025: como saber em qual lote vou receber a restituição?

Publicidade

Webstories

Veja mais
Imagem principal sobre o Por que você deve adotar o hábito de desligar o roteador Wi-Fi ao sair de casa
Logo E-Investidor
Por que você deve adotar o hábito de desligar o roteador Wi-Fi ao sair de casa
Imagem principal sobre o Lotofácil da Independência 2025: quanto custa a aposta com 15 números?
Logo E-Investidor
Lotofácil da Independência 2025: quanto custa a aposta com 15 números?
Imagem principal sobre o Não recebeu a restituição no 4º lote? Descubra quando sai o próximo lote
Logo E-Investidor
Não recebeu a restituição no 4º lote? Descubra quando sai o próximo lote
Imagem principal sobre o Quanto custa os ingressos para o The Town 2025?
Logo E-Investidor
Quanto custa os ingressos para o The Town 2025?
Imagem principal sobre o Nota Premiada Bahia pode render prêmios em dinheiro: saiba como se cadastrar
Logo E-Investidor
Nota Premiada Bahia pode render prêmios em dinheiro: saiba como se cadastrar
Imagem principal sobre o Lotofácil da Independência 2025: os ganhadores precisam pagar impostos?
Logo E-Investidor
Lotofácil da Independência 2025: os ganhadores precisam pagar impostos?
Imagem principal sobre o 4 passos para criar um plano de economia familiar e fazer o dinheiro render ainda hoje
Logo E-Investidor
4 passos para criar um plano de economia familiar e fazer o dinheiro render ainda hoje
Imagem principal sobre o Lotofácil da Independência 2025: qual é o horário limite para apostar?
Logo E-Investidor
Lotofácil da Independência 2025: qual é o horário limite para apostar?
Últimas: Educação Financeira
Tesouro Renda+ 2065 ou Bolsa. Qual investimento ganha mais com a taxa de juros em 15%?
Educação Financeira
Tesouro Renda+ 2065 ou Bolsa. Qual investimento ganha mais com a taxa de juros em 15%?

Apostar na marcação a mercado em títulos de renda fixa ultralongos pode gerar retorno exponencial

02/09/2025 | 03h00 | Por Leo Guimarães
O que fazer se sua gestora virou alvo da Polícia Federal
Educação Financeira
O que fazer se sua gestora virou alvo da Polícia Federal

Saiba como cotistas e aplicadores podem se proteger diante de investigação sobre fundos e fintechs

01/09/2025 | 11h09 | Por Leo Guimarães
Restituição do IR 2025 chega aos contribuintes sem prioridade: Receita 4º lote nesta sexta-feira; saiba se você recebe agora
Educação Financeira
Restituição do IR 2025 chega aos contribuintes sem prioridade: Receita 4º lote nesta sexta-feira; saiba se você recebe agora

Cerca de 1,9 milhão de contribuintes receberão R$ 2,9 bilhões neste lote

29/08/2025 | 08h43 | Por Camilly Rosaboni
Carbono Oculto expõe brechas no setor financeiro; veja como fundos de investimento foram usados em fraudes
Educação Financeira
Carbono Oculto expõe brechas no setor financeiro; veja como fundos de investimento foram usados em fraudes

Para especialistas, operação na Faria Lima ameaça a “indústria da confiança” que sustenta os investimentos

29/08/2025 | 03h00 | Por Leo Guimarães

X

Publicidade

Logo E-Investidor
Newsletters
  • Logo do facebook
  • Logo do instagram
  • Logo do youtube
  • Logo do linkedin
Notícias
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Negócios
  • Materias gratuitos
E-Investidor
  • Expediente
  • Fale com a redação
  • Termos de uso
Institucional
  • Estadão
  • Ágora Investimentos
Newsletters Materias gratuitos
Estadão
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

INSTITUCIONAL

  • Código de ética
  • Politica anticorrupção
  • Curso de jornalismo
  • Demonstrações Contábeis
  • Termo de uso

ATENDIMENTO

  • Correções
  • Portal do assinante
  • Fale conosco
  • Trabalhe conosco
Assine Estadão Newsletters
  • Paladar
  • Jornal do Carro
  • Recomenda
  • Imóveis
  • Mobilidade
  • Estradão
  • BlueStudio
  • Estadão R.I.

Copyright © 1995 - 2025 Grupo Estado

Logo do 'News E-Investidor'

Ao fornecer meu dados, declaro estar de acordo com a Política de Privacidade do Estadão e com os Termos de Uso.

Obrigado por se inscrever! A partir de agora você receberáas melhores notícias em seu e-mail!
notification icon

Invista em informação

As notícias mais importantes sobre mercado, investimentos e finanças pessoais direto no seu navegador