• Logo Estadão
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Assine estadão Cavalo
entrar Avatar
Logo Estadão
Assine
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Direto da Faria Lima
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Direto da Faria Lima
  • Negócios
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
  • Newsletter
  • Guias Gratuitos
  • Colunistas
  • Vídeos
  • Áudios
  • Estadão

Publicidade

Educação Financeira

Polêmica nova regra da CVM passa a valer hoje: investidor ganha aliado contra indicações furadas?

Entenda a razão para a medida dividir opiniões e como ela impacta a vida do investidor pessoa física

Bruno Andrade é repórter do E-Investidor
Por Bruno Andrade

01/11/2024 | 3:00 Atualização: 01/11/2024 | 15:51

Veja os possíveis impactos da nova resolução da CVM (Foto: Adobe Stock)
Veja os possíveis impactos da nova resolução da CVM (Foto: Adobe Stock)

A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) coloca em vigor a partir desta sexta-feira (1º) a resolução 179, medida que revelará quanto o assessor de investimentos ganha com cada produto distribuído ao investidor. A nova regra da CVM toca em um assunto primordial na relação entre assessores de investimentos, corretoras e investidores: a transparência com foco em diminuir os conflitos de interesse.

Leia mais:
  • Confusa para o investidor, remuneração de assessor deve mudar. Veja
  • Horário de verão: qual seria o impacto para os dividendos das elétricas?
  • Faculdade XP anuncia bolsas para formação de assessores de investimento
Newsletter

Não perca as nossas newsletters!

Selecione a(s) news(s) que deseja receber:

Estou de acordo com a Política de Privacidade do Estadão, com a Política de Privacidade da Ágora e com os Termos de Uso.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

A resolução é polêmica e divide o mercado. Enquanto uma ala é otimista e vê impactos positivos com a transparência para o investidor, analistas dizem que alguns tópicos ainda não estão claros e outros até afirmam que a medida será ruim para o investidor pessoa física, pois pode trazer um aumento de preço das operações.

Antes de entrar nos detalhes de cada avaliação, o investidor deve lembrar o que diz a resolução. Conforme a norma divulgada na CVM, a medida deve fazer com que os assessores de investimentos revelem quanto eles ganham com a indicação dos produtos oferecidos da seguinte forma:

  • As taxas diretamente cobradas dos investidores;
  • Porcentual de taxa de administração;
  • Porcentual de taxa de performance;
  • Diferença entre o custo de aquisição e de venda (“spread”);
  • Taxas de distribuição;
  • Taxas relacionadas à conversão de recursos em moeda nacional para estrangeira e vice-versa, quando oferecidas pelo intermediário como condição para o investimento ou desinvestimento em valores mobiliários;
  • Porcentual do volume de ordens direcionadas a outros intermediários;
  • Porcentual do volume de ordens direcionadas a ambientes de negociação específicos.
  • Além da remuneração, o assessor de investimentos terá de alertar seu cliente sobre qualquer conflito de interesse nos produtos colocados na carteira.

Para Leandro Corrêa, vice-presidente de clientes da Warren Investimentos, a medida será positiva para o investidor. Ele explica que todas essas informações sobre a remuneração do assessor de investimentos virão em um resumo mensal e outro trimestral, ambos estarão disponíveis no aplicativo da corretora.

Publicidade

Conteúdos e análises exclusivas para ajudar você a investir. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

“Haverá um extrato mensal e depois terá um resumo trimestral. O segundo será mais detalhado e ambos terão total transparência, por isso essa medida será muito benéfica para o investidor”, aponta Corrêa. O executivo da Warren Investimentos relata que a norma moderniza a relação entre o assessor de investimentos e o investidor. Segundo ele, as regras da CVM já estavam ultrapassadas.

Nova resolução da CVM pode elevar custos para o investidor

Mesmo que a transparência seja relevante para o investidor, nem todos dizem que essa medida será positiva para a pessoa física. Para Alfredo Sequeira Filho, porta-voz da Assessores de Investimentos Livres (AIs Livres), se a remuneração do assessor de investimentos passar a ser pública, o investidor pode ter um aumento de custos.

Alfredo Filho explica qual é a lógica do mercado na distribuição de fundos e de produtos financeiros. Segundo ele, caso algum gestor queira começar um fundo, ele normalmente tem algumas opções. A primeira é abrir o fundo em uma grande corretora, com grande captação de clientes. No entanto, como a captação será em uma empresa de grande porte, ela tende a pegar um porcentual maior da remuneração do gestor, que, a mero exemplo, pode chegar a 60%.

No entanto, ele diz que, se a pessoa não quiser entregar boa parte de sua remuneração para a corretora, o gestor deve procurar uma casa menor, na qual tende a ficar com cerca de 30% da remuneração do criador do fundo. Em seguida, o porta-voz da AIs Livres comenta que a grande maioria da distribuição dos fundos é feita pelos assessores de investimentos. Isso porque os custos de uma corretora com um assessor de investimentos são muito menores do que com um funcionário próprio. Além disso, a retenção de clientes nos fundos com o terceiro de fora é muito maior, o que torna mais vantajoso para as companhias do setor de investimento.

“O problema da remuneração ficar pública é que, indiretamente, todas as cortinas no mundo dos investimentos vão cair e tudo será revelado, inclusive qual corretora cobra mais e qual cobra menos. O grande problema disso é que as menores podem querer cobrar a mais ou algo muito próximo das maiores para o gestor deixar o fundo na correta. Isso pode ser um pontapé inicial para uma alta de preços, que será repassada para o investidor pessoa física”, argumenta Alfredo Sequeira Filho.

  • Novas regras sobre assessor de investimentos empoderam investidor, dizem especialistas

Segundo ele, a medida pode deixar em aberto um modelo de negócio, algo que não acontece em outras áreas. O porta-voz da AIs Livres lembra ainda que as empresas de capital fechado dificilmente abrem lucro e faturamento, e muito menos a margem de lucratividade com cada produto. Ele reforça que isso acontece menos ainda com os prestadores de serviço.

Publicidade

“O médico e o dentista não abrem quanto ganham com cada consulta, eles cobram um preço. O mesmo deveria ser com o assessor de investimentos, cada um cobra o seu preço e o investidor pode escolher o que ele quiser. Agora, abrir quanto ele ganha com cada produto de forma específica pode causar esse reajuste de preços no mercado”, salienta Alfredo Sequeira Filho.

Nova regra da CVM será boa ou ruim para o investidor?

A resolução 179 pode gerar temor no investidor por ser polêmica. Diego Ramiro, presidente da Associação Brasileira dos Assessores de Investimentos (Abai), considera a medida positiva para o investidor, mas faz alguns contrapontos. Ramiro diz que a resolução não traz uma padronização de regras e cada corretora poderá montar o informe do seu jeito, desde que ela cumpra os prazos mensais e trimestrais. Na visão dele, esse é um ponto ruim, visto que o investidor pode encontrar custos diferentes em cada corretora para um mesmo produto.

David Junior, diretor-geral da Associação Nacional das Corretoras de Valores (Ancord), também comenta que a transparência é muito positiva, mas existem desafios relacionados à simetria com os bancos. Segundo ele, enquanto os assessores de investimentos e as corretoras terão que informar a rentabilidade com os produtos, os bancos não farão isso. “Isso pode gerar uma distorção concorrencial e uma arbitragem regulatória”, aponta.

Diego Ramiro, da Abai, também concorda com a tese e levanta outros questionamentos. “Além da falta da aplicação da regra da transparência nos bancos, o investidor pode pensar que o produto no banco não possui nenhum custo, o que pode fazer com ele migre para esse fornecedor sem as informações necessárias”, afirma Diego Ramiro.

Já Leandro Corrêa, vice-presidente de clientes da Warren Investimentos, comenta que a medida pode ter o efeito oposto. Segundo ele, o investidor pode ver que os bancos não possuem transparência e que ele deve migrar para o assessor de investimentos. “No fim das contas, a resolução da CVM derruba o conflito de interesses e pavimenta o caminho para o investidor notar que o assessor de investimentos tende a entregar o melhor serviço com transparência”, explica.

Publicidade

Em meio a essa disputa, a Abai entrou com pedidos na CVM para a postergação do início da validade da resolução. No entanto, a autarquia negou a possibilidade de postergação.

  • Como contratar um assessor que não tenha conflito de interesses?

Em nota enviada ao E-Investidor, a CVM disse que a resolução 179 foi objeto de Análise de Impacto Regulatório (AIR) e de audiência pública. Sobre o conflito com os bancos, a autarquia disse que apesar de estar em interlocução com o Banco Central para estabelecer regras harmônicas para a distribuição de produtos financeiros, a distribuição de valores mobiliários tem diferenças fundamentais para a distribuição de produtos originados e distribuídos por instituições financeiras.

“Além disso, como inclusive pode ser verificado no Relatório da Audiência Pública nº5/21, a CVM já havia afirmado que “considerações de natureza comercial dos intermediários, embora não devam ser desprezadas, tampouco podem se sobrepor ao acesso do investidor a tais informações”, diz a CVM em nota. Procurado pela reportagem, o Banco Central não se posicionou sobre o assunto até o fechamento desta reportagem.

Mesmo que a medida seja polêmica e tenha uma pequena parcela da sociedade que é totalmente contrária a ela, o investidor deve entender que a nova resolução da CVM trará transparência e pode reduzir os conflitos de interesses. Além disso, o investidor também deve buscar educação financeira e ter mais detalhes sobre os informes caso eles não sejam tão esclarecedores como deveriam ser. Afinal, a medida entrou em vigor a partir de hoje.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Compartilhe:
  • Link copiado
Tudo Sobre
  • Assessor de investimento
  • Banco Central
  • Bancos
  • Comissão de Valores Mobiliários (CVM)
  • Conteúdo E-Investidor
  • Corretoras
  • Investimentos
Cotações
16/01/2026 0h42 (delay 15min)
Câmbio
16/01/2026 0h42 (delay 15min)

Publicidade

Mais lidas

  • 1

    Reag em liquidação: o que acontece agora com os investidores e fundos?

  • 2

    FGC paga quem perdeu dinheiro na liquidação da CBSF (ex-Reag)?

  • 3

    Caso Master expõe riscos de CDBs, coloca FGC sob pressão inédita e dá lição a investidor

  • 4

    ITCMD: novas regras do "imposto da herança" entram em vigor em 2026

  • 5

    Dois meses de espera por pagamento do FGC transformam CDB do Master em 99% do CDI

Publicidade

Webstories

Veja mais
Imagem principal sobre o Saiba quais famílias podem receber acréscimo de R$ 150 no pagamento do Bolsa Família
Logo E-Investidor
Saiba quais famílias podem receber acréscimo de R$ 150 no pagamento do Bolsa Família
Imagem principal sobre o Quantas vezes posso solicitar o saque calamidade?
Logo E-Investidor
Quantas vezes posso solicitar o saque calamidade?
Imagem principal sobre o Como motoristas de Uber podem se beneficiar pelos novos descontos do IR?
Logo E-Investidor
Como motoristas de Uber podem se beneficiar pelos novos descontos do IR?
Imagem principal sobre o 2 informações que você deve atualizar no CadÚnico para não perder o Bolsa Família
Logo E-Investidor
2 informações que você deve atualizar no CadÚnico para não perder o Bolsa Família
Imagem principal sobre o Saldo retido do FGTS: saiba quem tem direito ao saque
Logo E-Investidor
Saldo retido do FGTS: saiba quem tem direito ao saque
Imagem principal sobre o A renda familiar mudou? Saiba se você precisa atualizar o CadÚnico para não perder o Bolsa Família
Logo E-Investidor
A renda familiar mudou? Saiba se você precisa atualizar o CadÚnico para não perder o Bolsa Família
Imagem principal sobre o Bolsa Família: veja condições para receber o acréscimo de R$ 150
Logo E-Investidor
Bolsa Família: veja condições para receber o acréscimo de R$ 150
Imagem principal sobre o Como motoristas de Uber podem calcular descontos no Imposto de Renda?
Logo E-Investidor
Como motoristas de Uber podem calcular descontos no Imposto de Renda?
Últimas: Educação Financeira
Promessa para antecipar dinheiro do FGC é segura? Veja como evitar golpes
Educação Financeira
Promessa para antecipar dinheiro do FGC é segura? Veja como evitar golpes

Fundo esclarece que não autoriza nenhuma instituição a oferecer negociações para o recebimento dos valores garantidos

15/01/2026 | 18h05 | Por Beatriz Rocha
Calendário do Copom 2026: confira todas as datas das reuniões que definem a taxa Selic
Educação Financeira
Calendário do Copom 2026: confira todas as datas das reuniões que definem a taxa Selic

Entenda como funcionam as decisões de juros e o que o mercado projeta para a Selic ao longo do ano

15/01/2026 | 11h14 | Por Camilly Rosaboni
ITCMD: novas regras do "imposto da herança" entram em vigor em 2026
Educação Financeira
ITCMD: novas regras do "imposto da herança" entram em vigor em 2026

Alterações fazem parte do projeto final de regulamentação da reforma tributária, sancionado por Lula nesta semana

14/01/2026 | 16h26 | Por Beatriz Rocha
Pé-de-Meia 2026: o que acontece com os valores do benefício em caso de desistência do ensino médio?
Educação Financeira
Pé-de-Meia 2026: o que acontece com os valores do benefício em caso de desistência do ensino médio?

Programa paga incentivo pela conclusão do ensino médio e participação no Enem, mas abandono ou repetência podem alterar os valores recebidos

12/01/2026 | 11h21 | Por Camilly Rosaboni

X

Publicidade

Logo E-Investidor
Newsletters
  • Logo do facebook
  • Logo do instagram
  • Logo do youtube
  • Logo do linkedin
Notícias
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Negócios
  • Materias gratuitos
E-Investidor
  • Expediente
  • Fale com a redação
  • Termos de uso
Institucional
  • Estadão
  • Ágora Investimentos
Newsletters Materias gratuitos
Estadão
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

INSTITUCIONAL

  • Código de ética
  • Politica anticorrupção
  • Curso de jornalismo
  • Demonstrações Contábeis
  • Termo de uso

ATENDIMENTO

  • Correções
  • Portal do assinante
  • Fale conosco
  • Trabalhe conosco
Assine Estadão Newsletters
  • Paladar
  • Jornal do Carro
  • Recomenda
  • Imóveis
  • Mobilidade
  • Estradão
  • BlueStudio
  • Estadão R.I.

Copyright © 1995 - 2026 Grupo Estado

notification icon

Invista em informação

As notícias mais importantes sobre mercado, investimentos e finanças pessoais direto no seu navegador