A partir das 10h da próxima quarta-feira (24) os contribuintes poderão consultar o primeiro lote da restituição do Imposto de Renda 2023, que será pago no dia 31 de maio a pessoas com prioridade legal e a quem optou por usar a declaração pré-preenchida ou receber a restituição por Pix. Esse lote será o maior da história, destinando R$ 7,5 bilhões aos cidadãos. Confira mais detalhes aqui.
Leia também
Nesta página do site da Receita Federal, o usuário consegue consultar a situação da sua restituição do Imposto de Renda, após informar CPF, data de nascimento e o ano correspondente ao lote. Para uma verificação mais detalhada, o contribuinte deve entrar na plataforma Meu Imposto de Renda, disponível no Portal e-CAC ou no aplicativo para celulares e tablets, acessível para iOS e Android.
O pagamento do valor é realizado na conta bancária informada na declaração de Imposto de Renda, de forma direta ou por indicação de chave PIX. Caso o crédito não seja realizado na conta informada (em caso de desativação, por exemplo), a restituição ficará disponível para resgate por até 1 ano no Banco do Brasil (BB).
Publicidade
Conteúdos e análises exclusivas para ajudar você a investir. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Nesse caso, o cidadão deve reagendar o recebimento dos valores por meio desta página do Portal BB ou ligando para a Central de Relacionamento BB pelos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos).
Caso o contribuinte não resgate a sua restituição dentro de um ano, ele poderá solicitar o valor pelo portal e-CAC, acessando o menu “Declarações e Demonstrativos”. Depois, basta ir em “Meu Imposto de Renda” e clicar em “Solicitar restituição não resgatada na rede bancária”.